Hospital Geral de Caxias do Sul apresenta projeto de ampliação à senadora Ana Amélia

31 de jul - Saúde


Instituição de saúde planeja ampliar atendimento em 60%

Hospital Geral de Caxias do Sul apresenta projeto de ampliação à senadora Ana Amélia

A senadora do Rio Grande do Sul, Ana Amélia (Progressistas), visitou nesta terça-feira (31) o Hospital Geral de Caxias de Sul (HGCS). O diretor-geral, Sandro Junqueira, apresentou à parlamentar gaúcha o projeto de ampliação da instituição, que planeja aumentar a capacidade de atendimento em até 60%. O objetivo é ampliar a estrutura física do hospital em 70%, saltando de 227 leitos para 355.

Atualmente, o HGCS é o segundo hospital do interior com o maior número de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há 20 anos prestando serviços de saúde à comunidade de Caxias do Sul e para mais 48 municípios da região, a unidade de saúde é referência em oncologia, captação e transplante de córneas e cardiologia entre outras especialidades médicas. Ao todo, 940 profissionais trabalham no hospital.

O diretor de Ensino e coordenador da Oncologia do HGCS, André Reiriz, cumprimentou a senadora Ana Amélia pela autoria do projeto de lei (PLC 7082/2017) para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos. Reiriz também destacou a atuação da parlamentar na aprovação de projeto na área de oncologia.

Ana Amélia foi autora e relatora de iniciativas voltadas ao combate dessa doença grave. Entre elas a Lei da Quimioterapia Oral, já em vigor, que obriga planos de saúde a pagarem o medicamento de uso oral aos pacientes. Outra lei importante, essa de relatoria da parlamentar gaúcha, garante o início do tratamento do câncer, pelo SUS, até 60 dias após o diagnóstico da doença. Também está em vigor, de autoria de Ana Amélia, a lei que prevê mamógrafos adaptados na rede pública para o atendimento de mulheres com deficiência.

Recentemente o hospital concedeu à senadora Ana Amélia o título “Amiga do Hospital Geral”, pela importante contribuição e apoio da parlamentar gaúcha para a qualidade da assistência prestada pela instituição.

O HGCS é mantido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). A instituição promove a integração do ensino e pesquisa a serviços médicos-hospitalares. Anualmente, mais de mil estudantes da Universidade de Caxias do Sul realizam atividades práticas de seus currículos nas dependências do Hospital, que também oferece estágios aos acadêmicos de diversos cursos, capacitações aos profissionais da saúde de toda a região, e ainda, possui 14 Programas de Residência Médica, formando cerca de 30 novos médicos especialistas por ano. 


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

10 de ago
Ministério da Saúde aprova aumento de teto da oncologia do Hospital Regina, em Novo Hamburgo
O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (10) a aprovação do pedido do aumento do teto de oncologia do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. A demanda havia sido apresentada pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), em audiência com o…

18 de jul
Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos
No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail