Grupo Parlamentar Brasil Argentina irá estimular integração entre os dois países

16/06/2016 - Relações Exteriores


Embaixador argentino Carlos Magariños (foto) participou da audiência

Grupo Parlamentar Brasil Argentina irá estimular integração entre os dois países

Com a presença do embaixador argentino, Carlos Magariños, e do novo embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, foi criado nesta quarta-feira (15), em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o Grupo Parlamentar Brasil-Argentina. A ideia é estimular a integração entre os dois países e avançar em assuntos binacionais. 

Membro do grupo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou demandas de interesse do Rio Grande do Sul como o projeto da terceira ponte sobre o Rio Uruguai e o projeto binacional da hidrelétrica de Garabi, além da integração fronteiriça. Todos os temas devem ser prioridade. 

O embaixador Carlos Magariños defendeu a rápida resolução de conflitos bilaterais e a elaboração de uma estratégia conjunta do Mercosul de inserção na economia internacional.

— Os países emergentes já representam mais da metade do Produto Interno Bruto global em paridade de poder de compra. Uma nova classe média global terá, em 2020, 3,2 bilhões de pessoas, das quais 54% na Ásia. Empresas de países emergentes estão alcançando liderança na economia mundial. Que lugar terão as empresas de Brasil e Argentina nesse processo? Creio que temos de pensar nos mercados que estão fora de nossa região — afirmou Magariños.

O embaixador citou o exemplo da China, que neste momento está empenhada em criar a Nova Rota da Seda, um conjunto de ferrovias e rotas de navegação que permitirá grande ampliação do comércio chinês com a Europa e a Ásia Central. Em sua opinião, Argentina e Brasil deveriam analisar como se integrar melhor à economia internacional.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de abr
Acordo internacional sobre o Aquífero Guarani avança no Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (6), o Acordo sobre o Aquífero Guarani, firmado entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2010. Para entrar em vigor, o texto precisa ser ratificado pelos parlamentos dos quatro países. A próxima…

31 de mar
Governadores da Argentina e do Sul do Brasil realizam encontro em Porto Alegre
Governadores brasileiros e argentinos assinaram, nesta sexta-feira (31) a Carta de Porto Alegre, com estratégias definidas para ampliar o desenvolvimento social, econômico e comercial entre os dois países, intensificando o processo de integração regional. A abertura da Reunião…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail