"Governo brasileiro não pode fazer cortesia no Exterior com o dinheiro público", critica Ana Amélia

03/06/2015 - Economia


Parlamentar gaúcha é autora de projeto para obrigar que os empréstimos de recursos brasileiros a governos estrangeiros passem pela aprovação do Senado.

Ao ressaltar a importância da divulgação, ocorrida na terça-feira (2), de detalhes de 153 empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a exportação de serviços de engenharia, a senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou as vantagens oferecidas pela instituição na operação que envolve a construção do Porto de Mariel, em Cuba. A parlamentar abordou o assunto na tribuna, nesta quarta-feira (3).

  Ana Amélia lembrou que há anos o Congresso pede acesso a essas informações, até porque, cada vez mais, os brasileiros exigem esclarecimentos e transparência sobre o uso do dinheiro público, especialmente sobre os montantes aplicados em obras de infraestrutura  em outros países.

  — Sei que a política da boa vizinhança é necessária, mas em se tratando de recursos públicos, não posso concordar, sobretudo em momento de crise, que o nosso governo use o dinheiro do banco para fazer cortesia no exterior, seja para Cuba, Argentina, Bolívia, Venezuela, Angola, Moçambique ou qualquer outro país. Os  interesses do povo brasileiro precisam estar acima de qualquer cortesia. E a transparência é a melhor aliada da fiscalização e do combate à má gestão dos recursos públicos — afirmou a senadora.

  A parlamentar também destacou o projeto (PRS 2/2014), de sua autoria, para obrigar que os empréstimos de recursos brasileiros a governos estrangeiros passem pela aprovação do Senado. Atualmente, apenas os financiamentos com verbas do Orçamento da União estão sujeitos à análise do Senado Federal. A matéria está pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

07/12/2017
Mobilização pelos Free Shops reúne parlamentares e prefeitos em Brasília
Após cinco anos da aprovação da Lei 12.723, cuja relatoria foi da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), autorizando a abertura de Free Shops em cidades de fronteiras brasileiras, as lojas estão bem próximas de obter a autorização para abrir. Nesta sexta-feira (8), será concluído…

28/11/2017
Revista ETCO: Ana Amélia fala sobre projeto para combater sonegação e concorrência desleal
A edição de dezembro da Revista ETCO, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, publicou entrevista com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) sobre o projeto de lei que autoriza tributação especial contra quem usa a inadimplência ou outras vantagens ilícitas para…

Comissão apresenta propostas para melhorar produtividade da economia
O Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas apresentou em seu relatório final uma série de propostas para melhorar a produtividade da economia brasileira. O texto foi lido nesta terça-feira (28) pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).Para Armando, “seria ingênuo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail