Gerar empregos combate a fome, diz ministro da Fazenda na CAE

31/10/2017 - Economia


Entre os assuntos abordados, ministro respondeu questões sobre reformas da Previdência e Tributária

Gerar empregos combate a fome, diz ministro da Fazenda na CAE

Criar empregos é a melhor forma de combater a fome, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em audiência interativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (31).

— Compartilho a preocupação com os mais pobres no país. É o que estamos procurando enfrentar. A recessão gerou um grande número de desempregados e aumentou a desigualdade. Não há dúvida de que isso se reflete nas ruas. O que estamos fazendo? Trabalhando para criar emprego — disse Meirelles.

O ministro respondeu questionamentos de parlamentares e de telespectadores que acompanharam a audiência ao vivo pela TV Senado. A senadora Ana Amélia (PP-RS) questionou o ministro sobre o andamento da Reforma Tributária, enviada pelo Governo Federal. Meirelles ponderou que a reforma exige uma negociação mais complexa no Congresso, com estados e municípios. 

Outra pergunta respondida pelo ministro, essa enviada por cidadãos, aludiu à redução de R$ 4 no reajuste do salário mínimo para 2018, anunciada na véspera. Meirelles afirmou que se está apenas cumprindo a lei, que corrige o piso do mínimo de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o crescimento da economia.

Meirelles abriu a audiência com uma apresentação de gráficos mostrando a recuperação nos últimos meses. Segundo ele, “o país mudou” e “é um momento de reversão grande da trajetória da economia”. O ministro citou como prova disso a queda da inflação (a previsão para este ano é de 3,1%), da Selic, a taxa básica de juros (hoje em 7,5%), e do risco-país, índice medido por agências internacionais.

Ana Amélia criticou a oposição, atribuindo o aumento da pobreza no país aos erros da política econômica dos governos anteriores, do PT.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia questiona: quem deixou 14 milhões de brasileiros desempregados, inflação e juros altos?


Mais notícias:

19/12/2018
Aprovado projeto que estabelece critérios de tributação para combater concorrência desleal e sonegação
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2017-complementar que estabelece critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios…

12/12/2018
Ministro do STF confirma manterá suspensão da dívida do RS
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) acompanhou, nesta quarta-feira (12), o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em audiência com o ministro do STF Marco Aurélio Mello. No encontro para tratar sobre as dívidas do Estado com a União,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail