Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral é reinstalada

25/08/2015 - Economia


Senadora Ana Amélia participou do ato nesta terça-feira

Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral é reinstalada

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral foi reinstalada nesta terça-feira (25). O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) foi eleito como novo coordenador da frente, formada por 185 deputados e 14 senadores e com dez anos de existência. A senadora Ana Amélia acompanhou o ato, que também teve a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Para o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que presidiu a frente desde 2013, houve conquistas importantes para o setor, como a participação maior do carvão como matriz energética, com custo “compatível para o consumidor” e proposta “ambientalmente equilibrada” nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Hamm afirmou, porém, que há muito a avançar no uso dessa fonte de energia. Durante o evento, o deputado foi homenageado pela Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina.

— O mundo todo utiliza carvão mineral para 41% da geração elétrica; e o Brasil, menos de 2%. Então, nós temos espaço — declarou o deputado.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, participou do evento e disse que o carvão mineral, mesmo com uma campanha nacional contrária ao seu uso, continua sendo uma importante fonte mundo afora.

— Hoje ele tem um papel importante, quando o mundo se ressente da redução de águas. O carvão mineral ainda representa 41% da produção de energia no mundo — ressaltou.

Segundo Dias, é preciso recuperar o prestígio do uso do carvão mineral, usado para alimentar usinas termelétricas.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

13 de jul
Ana Amélia visita indústria calçadista em Parobé
Em visita à Vulcabras Azaleia, em Parobé, nesta sexta-feira (13), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi recebida pelo presidente Pedro Grendene Bartelle Filho. A parlamentar do Rio Grande do Sul conheceu as linhas de produção e conversou com os trabalhadores da indústria de calçados.…

4 de jul
Senado adia decisão sobre incentivo para indústria de refrigerante em Manaus
Por falta de quórum, o Senado Federal adiou, nesta quarta-feira (4), a votação dos projetos de resolução que preveem a sustação do Decreto Presidencial nº 9.394, que altera a Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre concentrados usados por…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail