Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral é reinstalada

25/08/2015 - Economia


Senadora Ana Amélia participou do ato nesta terça-feira

Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral é reinstalada

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral foi reinstalada nesta terça-feira (25). O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) foi eleito como novo coordenador da frente, formada por 185 deputados e 14 senadores e com dez anos de existência. A senadora Ana Amélia acompanhou o ato, que também teve a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Para o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que presidiu a frente desde 2013, houve conquistas importantes para o setor, como a participação maior do carvão como matriz energética, com custo “compatível para o consumidor” e proposta “ambientalmente equilibrada” nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Hamm afirmou, porém, que há muito a avançar no uso dessa fonte de energia. Durante o evento, o deputado foi homenageado pela Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina.

— O mundo todo utiliza carvão mineral para 41% da geração elétrica; e o Brasil, menos de 2%. Então, nós temos espaço — declarou o deputado.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, participou do evento e disse que o carvão mineral, mesmo com uma campanha nacional contrária ao seu uso, continua sendo uma importante fonte mundo afora.

— Hoje ele tem um papel importante, quando o mundo se ressente da redução de águas. O carvão mineral ainda representa 41% da produção de energia no mundo — ressaltou.

Segundo Dias, é preciso recuperar o prestígio do uso do carvão mineral, usado para alimentar usinas termelétricas.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Comissões vão debater regulamentação de aplicativos de transporte
As comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Assuntos Econômicos (CAE); e de Serviços de Infraestrutura (CI) farão em conjunto uma audiência pública para debater a questão do Uber e de outros…

22 de ago
Lançado Movimento Combustível Legal
Foi lançado na tarde desta terça-feira (22) o Movimento Combustível Legal, iniciativa do Sindicato dos Combustíveis (Sindicom), com apoio de várias entidades, contra fraudes, sonegação e adulteração. A iniciativa ocorreu na Câmara dos Deputados e reuniu lideranças do setor e parlamentares. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do evento…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail