Fórum Nacional de Políticas de Saúde discute a situação das doenças transmissíveis no Brasil

25/04/2015 - Saúde


Senadora Ana Amélia participou do evento realizado no Interlegis nesta terça-feira

Situação das doenças transmissíveis no Brasil é debatido no Fórum Nacional de Políticas de Saúde

O 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil promoveu, nesta terça-feira (28), debate sobre as ações de prevenção e controle das doenças transmissíveis em âmbito nacional, com objetivo de discutir ideias para criação de uma agenda propositiva ao enfrentamento desses e outros desafios na área da saúde. A senadora Ana Amélia (PP-RS) integrou a mesa de abertura do evento, realizado no Interlegis.

Em sua fala, a parlamentar gaúcha enfatizou a preocupação com o crescimento dos números das doenças transmissíveis em todo o país, como os recentes casos de dengue e chikungunya. Ana Amélia também destacou ações do mandato relacionadas à saúde, como a Lei da Quimioterapia Oral, da qual foi autora, e as leis dos 60 dias e da Reconstrução da Mama, das quais foi relatora. A senadora ainda ressaltou o projeto (PLS 200/2015) apresentado recentemente, junto com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA).

— Precisamos desburocratizar as pesquisas em uma ação conjunta. Quem ganha com esta ação são os brasileiros. O Brasil ganha com isso — defendeu.

Militante da saúde, o deputado federal Osmar Terra destacou o momento atual como um dos mais difíceis no setor. Ele enfatizou que não pode faltar vacina, ao falar sobre a distribuição dos recursos de controle das doenças transmissíveis. Na oportunidade, se comprometeu em buscar alternativas de financiamento da Saúde no Brasil, por meio da Frente Parlamentar da Saúde.

A desigualdade social como um dos maiores desafios para a saúde no Brasil. A afirmativa foi do deputado federal Odorico Monteiro. Segundo o parlamentar, a violência e o tráfico de drogas em algumas regiões também prejudicam o acesso de vacinas a determinadas localidades.

— Apesar do reaparecimento de doenças do passado, como o sarampo, temos avançado. A vacina do HPV é um exemplo disso — afirmou ele, que também teceu críticas à burocracia do registro de pesquisas clinicas.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista Sousa, destacou que o fórum é oportunidade de pensar e refletir sobre tratamentos e ações de prevenção das doenças que registram surto. Já o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressaltou o desafio das tecnologias acompanharem as necessidades da saúde.

Por sua vez, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, Enrique Vasquez, apresentou um panorama geral das doenças transmissíveis nas Américas e afirmou que o Brasil demonstrou avanços nos últimos 15 anos. A doutora, infectologista e professora de Medicina da UFRJ, Simone Aranha Nouer falou sobre a corrida contra a resistência microbiana e bacteriana necessária para os tratamentos das doenças transmissíveis. E o promotor de Justiça do DF, Jairo Bisol, encerrou o evento, levantando questões sobre o funcionamento da máquina pública e a gestão da saúde no país.

Fórum

O 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde integra as atividades do Programa Ação Responsável, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável em parceria com o Governo Federal. O evento teve um público de mais de 250 pessoas e transmissão ao vivo pelo portal do Interlegis. A adesão foi gratuita com patrocínio das empresas MSD, AstraZeneca e Sanofi-Medley.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de abr
Projeto que regulamenta profissão de esteticista terá sugestões de dermatologistas e fisioterapeutas
O projeto que trata da regulamentação das profissões de esteticista e de técnico em estética foi debatido, nesta terça-feira (18), na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. A relatora do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2016, senadora Ana Amélia (PP-RS),…

13 de abr
Alternativas à crise do Hospital São Paulo são debatidas em reuniões em Lagoa Vermelha
O chefe de gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS), Marco Aurélio Ferreira, esteve nesta quinta-feira (13) em Lagoa Vermelha para participar de reuniões que trataram sobre a crise do Hospital São Paulo. Marco Aurélio esteve…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail