Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

03/11/2016 - Saúde


Ana Amélia apresentou projeto que institui dia 12 de maio como data de conscientização nacional da doença

Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

Doença silenciosa e de difícil diagnóstico, a Fibromialgia atinge atualmente cerca de cinco milhões de brasileiros. Além da dor física, quem sofre dessa enfermidade enfrenta ainda o preconceito, até de familiares, com a falta de compreensão da doença. Por esse motivo, projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) propõe a criação do Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia, no dia 12 de maio, buscando esclarecer os males provocados por essa doença que atinge majoritariamente mulheres – em cada 20 casos apenas um é homem. Atualmente o projeto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte aguardando relator.

Por iniciativa da parlamentar, no dia 17 de agosto especialistas participaram de audiência pública para debater o assunto na Comissão de Assuntos Sociais. A principal preocupação está na caracterização da fibromialgia como doença crônica. A medida é necessária para assegurar tratamento adequado na rede pública de saúde. Na reunião ficou definido também que a oficialização de uma data para o enfrentamento à doença seria fundamental para que a sociedade compreenda o sofrimento dos fibromiálgicos.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail