Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

03/11/2016 - Saúde


Ana Amélia apresentou projeto que institui dia 12 de maio como data de conscientização nacional da doença

Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

Doença silenciosa e de difícil diagnóstico, a Fibromialgia atinge atualmente cerca de cinco milhões de brasileiros. Além da dor física, quem sofre dessa enfermidade enfrenta ainda o preconceito, até de familiares, com a falta de compreensão da doença. Por esse motivo, projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) propõe a criação do Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia, no dia 12 de maio, buscando esclarecer os males provocados por essa doença que atinge majoritariamente mulheres – em cada 20 casos apenas um é homem. Atualmente o projeto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte aguardando relator.

Por iniciativa da parlamentar, no dia 17 de agosto especialistas participaram de audiência pública para debater o assunto na Comissão de Assuntos Sociais. A principal preocupação está na caracterização da fibromialgia como doença crônica. A medida é necessária para assegurar tratamento adequado na rede pública de saúde. Na reunião ficou definido também que a oficialização de uma data para o enfrentamento à doença seria fundamental para que a sociedade compreenda o sofrimento dos fibromiálgicos.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail