Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

03/11/2016 - Saúde


Ana Amélia apresentou projeto que institui dia 12 de maio como data de conscientização nacional da doença

Fibromialgia é tema de debates e projeto no Senado

Doença silenciosa e de difícil diagnóstico, a Fibromialgia atinge atualmente cerca de cinco milhões de brasileiros. Além da dor física, quem sofre dessa enfermidade enfrenta ainda o preconceito, até de familiares, com a falta de compreensão da doença. Por esse motivo, projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) propõe a criação do Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia, no dia 12 de maio, buscando esclarecer os males provocados por essa doença que atinge majoritariamente mulheres – em cada 20 casos apenas um é homem. Atualmente o projeto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte aguardando relator.

Por iniciativa da parlamentar, no dia 17 de agosto especialistas participaram de audiência pública para debater o assunto na Comissão de Assuntos Sociais. A principal preocupação está na caracterização da fibromialgia como doença crônica. A medida é necessária para assegurar tratamento adequado na rede pública de saúde. Na reunião ficou definido também que a oficialização de uma data para o enfrentamento à doença seria fundamental para que a sociedade compreenda o sofrimento dos fibromiálgicos.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail