Fecomércio-RS recebe a senadora Ana Amélia na primeira reunião da nova diretoria

2 de jul - Economia


Senadora foi recebida pelo presidente reeleito Luiz Carlos Bohn e renovou compromisso com demandas dos empreendedores

Ana Amélia renova compromisso com demandas do empreendedorismo

A senadora do Rio Grande do Sul, Ana Amélia (Progressistas) participou nesta segunda-feira (2) da primeira reunião da diretoria eleita para a gestão 2018-2022 na Fecomércio-RS. A parlamentar foi recebida pelo presidente reeleito, Luiz Carlos Bohn, e renovou o compromisso em colaborar para um ambiente mais favorável aos empreendedores gaúchos, em demandas como desburocratização e reforma tributária.

O presidente da entidade entregou à senadora a cartilha “Vamos mudar nosso futuro!”. A publicação destaca a importância do voto e aborda temas para os quais o eleitor deve ficar atento na hora de escolher seus representantes. O material vem sendo distribuído nos eventos "Giro pelo Interior", em várias regiões do Estado.

Ao destacar ações do seu mandato, Ana Amélia falou sobre austeridade com recursos públicos. A senadora do Rio Grande do Sul está entre os parlamentares mais econômicos, economizando 70% da cota destinada ao funcionamento dos gabinetes, nomeando apenas 1/3 dos servidores a que tem direito e dispensando o auxílio moradia e apartamento funcional desde o começo do mandato. A parlamentar também defendeu a aprovação do seu substitutivo às PECs que alteram o processo de escolha dos ministros do STF e estabelece dez anos de mandato.

A senadora falou também sobre sua atuação para regulamentar os Free Shops. A parlamentar foi relatora da Lei dos Free Shops e tem atuado junto ao Poder Executivo para regulamentar o funcionamento das lojas francas. Na última sexta-feira (29), o Ministério da Fazenda publicou portaria definindo os 32 municípios que estão aptos a instalar Free Shops e prorrogou por um ano a cota de U$ 300 para compras nessas lojas. Ao todo serão 11 municípios gaúchos aptos para a instalação de Free Shops: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Ana Amélia ressaltou que grande parte do seu mandato é dedicada à saúde, especialmente à oncologia, e citou algumas das iniciativas de sua autoria para agilizar e melhorar o tratamento, como a lei que obriga os planos de saúde a pagar o tratamento dos clientes com remédios de uso oral e o projeto para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil. A parlamentar também relatou outras duas leis:  a que prevê a reparação da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor e a lei que obriga o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, ambas pelo SUS. 

A Fecomércio-RS representa mais de 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo do RS. É uma das instituições mais importantes da economia gaúcha, representando mais de 50% do PIB e gerando 1,5 milhão de empregos diretos.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

1 de nov
Senado aprova projeto para desenvolvimento da metade sul do Rio Grande do Sul
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), por unanimidade — 53 votos favoráveis — o projeto que autoriza a criação de uma região integrada para o desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul. A ideia é definir…

10 de ago
Ana Amélia é contra aumento de salário para ministros e parlamentares
A decisão tomada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal de conceder reajuste em seus próprios vencimentos, a partir do ano que vem, em 16,38%, "é inoportuna e provoca um preocupante efeito-cascata nas despesas públicas. O alerta foi feito…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail