Falta de recursos para o crédito rural e caso Pronaf serão abordados em audiência pública na CRA

14/04/2015 - Agricultura


Debate nesta quinta-feira ocorre por iniciativa da senadora Ana Amélia

Falta de recursos para o crédito rural e caso Pronaf serão abordados em audiência pública na CRA


A possível falta de recursos para o crédito rural decorrente da diminuição de depósitos à vista nas instituições financeiras será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) nesta quinta-feira (16). A reunião ocorre por iniciativa da presidente da CRA, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Conforme argumenta a parlamentar gaúcha, cálculos da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) apontam para um déficit de R$ 10 bilhões em relação ao montante utilizado em 2014/2015, o que pode impactar pré-custeios, custeio e até o apoio a comercialização.

Um dos convidados será o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, que deverá falar, além da questão do crédito rural, sobre a auditoria interna realizada pela instituição em relação às denúncias de desvio de dinheiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele havia sido convidado para participar de audiência pública sobre o tema ocorrida em novembro do ano passado no Senado, porém justificou a ausência argumentando que o Banco do Brasil estava iniciando sindicância interna e um pronunciamento após a conclusão dos trabalhos seria mais adequado.

Conforme as denúncias sobre o caso, divulgadas pela imprensa no fim de outubro, teriam sido movimentados R$ 80 milhões e cerca de 6,3 mil agricultores gaúchos teriam sido lesados, a maioria em Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Segundo os denunciantes, conforme revelações da imprensa, uma entidade intermediava os contratos dos associados com o Banco do Brasil para obter os financiamentos. Porém, após a liberação, o dinheiro não chegava aos agricultores, mas era desviado para contas da entidade ou de terceiros.

A senadora Ana Amélia reforçou que o objetivo dos parlamentares é preservar o Pronaf, principal programa de fortalecimento da agricultura familiar, que auxilia milhares de produtores em todo o País em um setor vital para a economia nacional, além de garantir a transparência das ações das instituições ligadas a essa iniciativa.

Além de Osmar Dias, para falar sobre o crédito rural foram convidados o diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, o presidente da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o coordenador de Assuntos de Política Agrícola da Aprosoja Brasil, Adolfo Betri, e representantes do Banco Central e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O debate começa às 8h.


Mais notícias:

19 de out
Ana Amélia sugere compra do excedente de leite para amenizar crise no setor
Na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu que a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty ative, através dos acordos internacionais, a compra do excedente de leite e doe…

11 de out
No Plenário, Ana Amélia reforça reivindicação da cadeia produtiva do leite
No Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou reivindicação importante aguardada pela cadeia produtiva do leite: a aquisição dos estoques excedentes pelo governo para reduzir a oferta no mercado interno e amenizar a crise no…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail