A Câmara dos Deputados sediou de 26 de março a 11 de abril a exposição “Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?” Durante a solenidade de encerramento da mostra, nesta quarta-feira (11), que retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou que a exposição ensina gerações a pensar sobre respeito e empatia.
— O Holocausto estimula as pessoas a refletir sobre o respeito. Durante a segunda guerra cerca de seis milhões de judeus. A vida é o que dá sentido às relações humanas. Temos que ter tolerância com o próximo e respeitar as escolhas de cada cidadão — disse.
A mostra exibiu painéis com imagens e textos que explicam, de forma clara, acessível e didática, a vida dos judeus, a ascensão e a propaganda nazista, além dos guetos e dos campos de concentração, entre outros temas. Além dos eventos cronológicos, o visitante também viu fotos e depoimentos de pessoas que sofreram os horrores da guerra.
A exposição é uma realização do Departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto), em Jerusalém, Israel, com curadoria de Rinat Harris-Pavis e consultoria de Avraham Milgram. A mostra foi exibida pela primeira vez em janeiro de 2015 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O Museu do Holocausto de Curitiba foi o responsável pela aquisição dos direitos, tradução, adaptação e produção da mostra em território nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.505
seguidores
22.621
seguidores