Exportação de calçados para Argentina é tema de audiência com ministro José Serra

07/07/2016 - Relações Exteriores


Ministro garantiu atenção ao tema

Exportação de calçados para Argentina é tema de audiência com ministro José Serra

Em reunião com o chanceler José Serra, nesta quinta-feira (7), no Ministério de Relações Exteriores, a senadora Ana Amélia (PP-RS) reforçou a preocupação do setor calçadista gaúcho com a exportação de sapatos produzidos no Brasil para a Argentina. Embora o país tenha retirado as barreiras que até o ano passado dificultavam a importação do produto brasileiro, há rumores que os volumes totais de importação não devem ser ultrapassados por causa de ação do governo na liberação das licenças.

A parlamentar ressaltou a importância da relação econômica entre os dois países, sendo a Argentina o segundo maior comprador dos sapatos brasileiros. A equipe do chanceler lembrou que a desvalorização do dólar em relação ao real e do peso argentino em relação ao dólar também têm impactado negativamente na exportação. Entretanto, o chanceler garantiu atenção ao tema. Em 2016, os calçados brasileiros representaram apenas 30% das importações por parte da Argentina. A maior fatia desse mercado está com a China, que detém mais de 70%.

Durante a reunião, Ana Amélia também pediu atenção do chanceler em relação a emissão da Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço. A expedição do documento está prevista no acordo binacional assinado entre Brasil e Argentina, e possibilita aos moradores da fronteira que possam usufruis de serviços e benefício do outro lado da linha divisória. Atualmente, os argentinos precisam viajar até Porto Alegre para conseguir o documento. O chanceler José Serra se comprometeu em pedir à Polícia Federal que a carteira seja emita na fronteira. A Argentina já cumpre sua parte no acordo.

Participaram também da audiência o deputado João Fischer (Fixinha), o prefeito o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam e o vice Marcos Riegel.

Exportação de calçados para Argentina é tema de audiência com ministro José Serra



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de abr
Acordo internacional sobre o Aquífero Guarani avança no Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (6), o Acordo sobre o Aquífero Guarani, firmado entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2010. Para entrar em vigor, o texto precisa ser ratificado pelos parlamentos dos quatro países. A próxima…

31 de mar
Governadores da Argentina e do Sul do Brasil realizam encontro em Porto Alegre
Governadores brasileiros e argentinos assinaram, nesta sexta-feira (31) a Carta de Porto Alegre, com estratégias definidas para ampliar o desenvolvimento social, econômico e comercial entre os dois países, intensificando o processo de integração regional. A abertura da Reunião…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail