Evento no Hospital Conceição destaca os 20 anos de pesquisa clínica em câncer de mama

14 de mai - Saúde


Ao participar do evento, senadora Ana Amélia foi agraciada em reconhecimento aos serviços prestados à saúde das pessoas com câncer

GHC comemora 20 anos da pesquisa clínica em câncer de mama

Os 20 anos da Pesquisa Clínica em câncer de mama, no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, foram destacados em evento, nesta segunda-feira (14), com a presença da senadora Ana Amélia (Progressistas). Médicos, pesquisadores e gestores de saúde falaram sobre os avanços e desafios no tratamento à doença. O Rio Grande do Sul está entre os Estados com maior incidência desse tipo de câncer.

Ana Amélia ressaltou que grande parte do seu mandato é dedicada à saúde, especialmente à oncologia, e citou algumas das iniciativas de sua autoria para agilizar e melhorar o tratamento: a lei que obriga os planos de saúde a pagar o tratamento dos clientes com remédios de uso oral, a lei que exige mamógrafos adaptados para os exames de mulheres com deficiência, pelo SUS, e o projeto para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil. Outras duas leis relatadas pela senadora também foram mencionadas nos debates:  a que prevê a reparação da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor, e a lei que obriga o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, ambas pelo SUS.

O diretor-técnico do GHC, Mauro Sparta, lembrou que os recursos para a obra do Centro de Oncologia, em andamento, foram viabilizados pela bancada gaúcha, com integral apoio da senadora Ana Amélia. A parlamentar agradeceu a distinção do prêmio “Sandra Feeburg”, conferido em reconhecimento ao trabalho que realiza na área da oncologia, em especial na mastologia. O troféu leva o nome da professora e voluntária que batalhou pela alteração do estatuto do servidor público, garantindo a posse no cargo a pessoas com câncer aprovadas em concursos.

GHC comemora 20 anos da pesquisa clínica em câncer de mama


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail