Segundo o ministro da Saúde, em média, a liberação de recursos para as UPAs acontece em 60 dias. O secretário de Saúde de Esteio, Gerson Cutruneo, que também participou da audiência, explicou que as obras da UPA estão concluídas, mas a unidade ainda não foi homologada. A estrutura tem capacidade para atender até 150 pacientes adultos e pediátricos diariamente.
A equipe será composta por um médico pediatra, um médico clínico geral, dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem por turno. A UPA de Esteio prestará atendimentos de urgência e emergência nas 24 horas. A população poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Em Sapucaia do Sul, a UPA já está em funcionamento. Administrada pela FHGV, a unidade é mantida apenas com recursos do município. De acordo com a conselheira da fundação, Larissa Junckes, a prefeitura apresentará a documentação exigida pelo Ministério da Saúde para liberação da verba.
Em funcionamento desde setembro de 2016, a UPA tem capacidade para atender 300 pessoas por dia, com atendimentos de urgência e emergência e conta com serviços de enfermagem, raio-x e coleta para exames de análises clínicas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.501
seguidores
22.621
seguidores