Esteio e Sapucaia do Sul solicitam verbas para investimento em saúde

11/07/2017 - Municípios


Recursos são para custear funcionamento das UPAs

Esteio e Sapucaia do Sul solicitam verbas para Ministério da Saúde

A senadora Ana Amélia reforçou os pedidos das prefeituras de Esteio e Sapucaia do Sul pela liberação de recursos do Ministério da Saúde para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios. Em audiência, nesta terça-feira (11), o ministro Ricardo Barros informou ao prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e à conselheira da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Larissa Junckes, que a pasta estudará os pedidos.

Segundo o ministro da Saúde, em média, a liberação de recursos para as UPAs acontece em 60 dias. O secretário de Saúde de Esteio, Gerson Cutruneo, que também participou da audiência, explicou que as obras da UPA estão concluídas, mas a unidade ainda não foi homologada. A estrutura tem capacidade para atender até 150 pacientes adultos e pediátricos diariamente.

A equipe será composta por um médico pediatra, um médico clínico geral, dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem por turno. A UPA de Esteio prestará atendimentos de urgência e emergência nas 24 horas. A população poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Em Sapucaia do Sul, a UPA já está em funcionamento. Administrada pela FHGV, a unidade é mantida apenas com recursos do município. De acordo com a conselheira da fundação, Larissa Junckes, a prefeitura apresentará a documentação exigida pelo Ministério da Saúde para liberação da verba.

Em funcionamento desde setembro de 2016, a UPA tem capacidade para atender 300 pessoas por dia, com atendimentos de urgência e emergência e conta com serviços de enfermagem, raio-x e coleta para exames de análises clínicas.

Esteio e Sapucaia do Sul solicitam verbas para Ministério da Saúde

Esteio e Sapucaia do Sul solicitam verbas para Ministério da Saúde


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de jun
AGU pedirá suspensão de reintegração de posse em áreas próximas a ferrovia
A ministra da Advocacia Geral da União (AGU), Grace Mendonça, informou, nesta quinta-feira (14), que pedirá, ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TFR-4), a suspensão das ações de reintegração de posse de terrenos em 35 municípios gaúchos, principalmente na Região…

11 de jun
Senadora visita Prefeitura e recebe demandas do Hospital Bruno Born, em Lajeado
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi recebida na tarde desta segunda-feira (11) na Prefeitura de Lajeado, pelo prefeito Marcelo Caumo, pela vice-prefeita Glaucia Schumacher, secretários e equipes. Na conversa, no salão de eventos, a parlamentar renovou o compromisso do gabinete com…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail