Especialistas defendem uso de ozonioterapia para tratamento terapêutico

17/10/2017 - Saúde


Técnica poderá ser utilizada no tratamento de doenças inflamatórias, infecciosas e circulatórias

Especialistas defendem uso de ozonioterapia para tratamento terapêutico

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu, nesta terça-feira (18), audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 227/2017, que autoriza a prescrição da ozonioterapia em todo o país. Defensores da ozonioterapia – aplicação de ozônio e oxigênio com finalidade terapêutica – argumentam que a técnica pode ser utilizada para tratar doenças inflamatórias, infecciosas e circulatórias, além de reduzir custos de terapias tradicionais.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que a regulamentação da ozonioterapia dará segurança aos profissionais que já aplicam a técnica e aos pacientes.

— É relevante e urgente que se inicie o uso da ozonioterapia no País. Em vários países desenvolvidos essa técnica já utilizada como prevenção. No Brasil, alguns médicos já dominam a técnica e oferecem aos seus pacientes — disse.

A presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), Maria Emília Gadelha, garantiu que a implementação pode ser feita em todos os níveis de atenção à saúde.

— A técnica exige apenas um profissional de saúde treinado, uma boa indicação médica. Mas a implementação é simples, segura e de baixo custo. A única contra indicação totalmente formal é a deficiência de uma enzima que deve ser dosada antes, é um exame que, ao que me consta, no SUS custa R$ 30 — explicou.

O projeto de lei aprovado na quarta-feira na CAS por unanimidade. Caso não haja recurso para votação em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de jul
Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos
No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que…

11 de jul
Senado aprova projeto que cria a Política Nacional para Doenças Raras
Pessoas com doenças raras podem ter garantida em lei uma política de atenção do governo. Foi aprovado no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), projeto que institui a Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Como…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail