Escolhidos os jornalistas que receberão Prêmio Roberto Marinho

29/06/2016 - Geral


Prêmio reconhece jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país

Os jornalistas Caco Barcelos, Eliane Cantanhêde e Ricardo Boechat foram os escolhidos para receber o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, em 2016. A data da cerimônia de entrega ainda será marcada.

Criada em 2009, a premiação foi entregue pela primeira vez  pelo Senado no ano passado. O objetivo é reconhecer os jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país. O conselho responsável pela escolha dos homenageados é presidido pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e tem como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS).

O jornalista e empresário Roberto Marinho, que dá nome ao prêmio, foi um dos brasileiros mais influentes do século 20. Em 1925, herdou do pai, Irineu Marinho, o jornal O Globo, e nas décadas seguintes ergueu o maior conglomerado de comunicação do país, com televisão, rádio, jornal impresso e serviços de informação e entretenimento na internet. Ele morreu em 2003, aos 98 anos.

Os agraciados

Caco Barcelos iniciou a carreira no jornal Folha da Manhã do grupo gaúcho Caldas Júnior. Estreou na TV em 1981, na equipe do Globo Repórter. Atualmente, é responsável pelo programa Profissão Repórter da TV Globo e é especialista em jornalismo investigativo.

Eliane Cantanhêde é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Sua carreira jornalística teve início no Jornal do Brasil. Trabalhou também na revista Veja e atualmente é colunista da Globo News e do Estadão.

Ricardo Eugênio Boechat é começou a trabalhar na década de 1970 como repórter do extinto jornal Diário de Notícias. Trabalhou também no jornal O Globo. Foi diretor de jornalismo da rede Bandeirantes e atualmente trabalha como âncora na rádio BandNews FM e em telejornais da emissora.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de set
Raquel Dodge toma posse como Procuradora Geral da República
Tomou posse nesta segunda-feira (18) Raquel Dodge como nova Procuradora Geral da República. Primeira mulher a ocupar o cargo, Dodge disse que pretende reforçar o combate à corrupção, a defesa de direitos humanos, constitucionais e do meio ambiente, valorizando todas as áreas…

Ana Amélia renova disposição do gabinete em auxiliar municípios atingidos pelas chuvas na Fronteira Oeste
As chuvas que obrigaram mais de 200 famílias a sair de casa na região da Fronteira Oeste, no Rio Grande do Sul, foram um dos temas do discurso da senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta segunda-feira (18), na tribuna…

14 de set
Alunos das Faculdades Integradas São Judas são recebidos no Senado
Cerca de 20 acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, de Porto Alegre, foram recebidos no gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta quinta-feira (14). A parlamentar explicou aos estudantes como é o funcionamento do gabinete, que…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail