Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, a senadora Ana Amélia agradeceu o empenho do ministro e destacou que o projeto terá grande impacto na economia gaúcha.
— A Shangai Eletric é uma das grandes potências de energia da China. Ela vai investir cerca de R$ 3,3 bilhões na construção de 1,9 quilômetros de linhas de transmissão de energia. Apesar da crise política, o País está andando — afirmou a senadora.
As obras de expansão das linhas de transmissão de energia do Rio grande do Sul estão atrasadas. Em 2015, foi lançada uma chamada pública pela Eletrosul para a seleção de empresas interessadas em estabelecer uma parceria para a implementação dos empreendimentos. Segundo a Eletrobras, a próxima etapa das negociações deverá definir as condições detalhadas do negócio por meio de um acordo vinculativo — incluindo questões relacionadas ao cronograma de implementação e operação.
A Shanghai Electric deve constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para a construção, operação e manutenção dos futuros empreendimentos. O acordo prevê a possibilidade de a Eletrosul deter até 25% de participação na SPE.
Biodiesel
O ministro Fernando Coelho Filho reiterou que está empenhado em antecipar, para o segundo semestre deste ano, o B-9, aumentando de 8% para 9% o biodiesel adicionado o diesel. A medida é uma demanda dos produtores de biodiesel. O aumento de um ponto percentual, segundo a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), levará um incremento de 300 milhões de litros, passando para 4,5 bilhões.
Os produtores argumentam que, antecipar a exigência do B9, estimulará a indústria nacional e a economia com geração de emprego e renda e a oferta interna de farelo de soja, resultante do processamento do biocombustível e essencial para a produção de proteína animal. O Ministério de Minas e Energia anunciou que, em março de 2018, será adotado o B-10 (10%) e que está elaborando um planejamento para aumentar gradualmente a mistura de biodiesel ao diesel até atingir 20% em 2030.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
360.444
seguidores
22.621
seguidores