Emenda dos senadores gaúchos busca garantir recursos ao Rio Grande do Sul

16/12/2015 - Economia


Proposta eleva percentual do Estado no rateio do fundo a ser criado com dinheiro repatriado

Emenda dos senadores gaúchos busca garantir recursos ao Rio Grande do Sul

Os três senadores gaúchos apresentaram emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 154/2015, com intenção de aumentar os recursos destinados ao Rio Grande do Sul na divisão do fundo a ser criado com o dinheiro repatriado. Na terça-feira (15), o Plenário do Senado aprovou projeto (PLC 186/2015) que regulariza recursos mantidos no exterior e não declarados à Receita Federal. A matéria vai à sanção presidencial.

A PEC 154/2015, de autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que foi o relator do PLC 186, prevê que parte do que for arrecadado com a repatriação de recursos seja destinada para a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR). A proposta também cria um fundo compensatório para os estados, com duração de oito anos, visando à unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul alertou, no entanto, que o índice utilizado para rateio do fundo prejudica o Estado. Por isso, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Lasier Martins (PDT-RS) e Paulo Paim (PT-RS) apresentaram a emenda para estabelecer o Fundo de Participação dos Municípios como índice para divisão dos valores entre os Estados. A PEC, que estava na pauta de votação desta semana, está prevista para a primeira sessão de 2016.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de abr
Modernização das leis trabalhistas é tema de debate promovido pelas federações das indústrias dos estados do Sul
No painel que debateu a modernização das leis trabalhistas, no 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, nesta segunda-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o fim da contribuição sindical obrigatória para empresários e…

30 de mar
Sindicato apresenta estudo sobre impacto da correção das tabelas do Imposto de Renda na economia
Um estudo inédito realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) revela que, dos R$ 97 bilhões arrecadados pelo…

Ana Amélia pede agilidade na liberação de recursos do Proex
Em discurso na tribuna nesta quarta-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo mais agilidade em relação às operações do Programa de Financiamento às Exportações do Governo Federal (Proex). A morosidade nos processos tem prejudicado exportadores brasileiros, disse a parlamentar, lembrando…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail