Emenda dos senadores gaúchos busca garantir recursos ao Rio Grande do Sul

16/12/2015 - Economia


Proposta eleva percentual do Estado no rateio do fundo a ser criado com dinheiro repatriado

Emenda dos senadores gaúchos busca garantir recursos ao Rio Grande do Sul

Os três senadores gaúchos apresentaram emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 154/2015, com intenção de aumentar os recursos destinados ao Rio Grande do Sul na divisão do fundo a ser criado com o dinheiro repatriado. Na terça-feira (15), o Plenário do Senado aprovou projeto (PLC 186/2015) que regulariza recursos mantidos no exterior e não declarados à Receita Federal. A matéria vai à sanção presidencial.

A PEC 154/2015, de autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que foi o relator do PLC 186, prevê que parte do que for arrecadado com a repatriação de recursos seja destinada para a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR). A proposta também cria um fundo compensatório para os estados, com duração de oito anos, visando à unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul alertou, no entanto, que o índice utilizado para rateio do fundo prejudica o Estado. Por isso, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Lasier Martins (PDT-RS) e Paulo Paim (PT-RS) apresentaram a emenda para estabelecer o Fundo de Participação dos Municípios como índice para divisão dos valores entre os Estados. A PEC, que estava na pauta de votação desta semana, está prevista para a primeira sessão de 2016.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

07/12/2017
Mobilização pelos Free Shops reúne parlamentares e prefeitos em Brasília
Após cinco anos da aprovação da Lei 12.723, cuja relatoria foi da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), autorizando a abertura de Free Shops em cidades de fronteiras brasileiras, as lojas estão bem próximas de obter a autorização para abrir. Nesta sexta-feira (8), será concluído…

28/11/2017
Revista ETCO: Ana Amélia fala sobre projeto para combater sonegação e concorrência desleal
A edição de dezembro da Revista ETCO, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, publicou entrevista com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) sobre o projeto de lei que autoriza tributação especial contra quem usa a inadimplência ou outras vantagens ilícitas para…

Comissão apresenta propostas para melhorar produtividade da economia
O Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas apresentou em seu relatório final uma série de propostas para melhorar a produtividade da economia brasileira. O texto foi lido nesta terça-feira (28) pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).Para Armando, “seria ingênuo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail