Embaixador que vai atuar na Rússia garante à senadora que reversão de embargo à carne suína será prioridade máxima

20 de jun - Relações Exteriores


Senadora destacou os prejuízos econômicos e sociais do embargo russo para os produtores

Embaixador que vai atuar na Rússia garante à senadora que reversão de embargo à carne suína será prioridade máxima

O embargo russo à carne suína brasileira e os prejuízos econômicos e sociais dessa medida foram abordados pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) durante a sabatina do embaixador brasileiro indicado para atuar na Rússia, Tovar da Silva Nunes, nesta quarta-feira (20), na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O embaixador garantiu que a reversão dessa medida é “prioridade máxima.”

 Ao fazer seus questionamentos durante a sabatina ao embaixador, Ana Amélia destacou que a medida tem provocado enorme dificuldades para o setor e destacou os problemas vividos pelos produtores no Rio Grande do Sul, segundo maior Estado exportador do produto.

Desde janeiro, as exportações têm caído de forma gradativa. Com oito toneladas exportadas, o resultado de abril foi mais de 40% menor que o registrado no mesmo período de 2017, quando foram exportadas 14 toneladas. Os dados são da a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

A entidade estima que desde o começo do ano o faturamento com a venda de carne de porco caiu 80% em comparação com o ano passado, porque a Rússia, responsável pelo embargo, é a principal compradora do produto brasileiro.

O embaixador informou que o embargo ocorreu em função da detecção na carne exportada da substâncias como ractopamina, “chamada erroneamente de hormônio de crescimento”, substância, porém, a qual não há nenhum aprova de que cause qualquer dano à saúde humana. Tovar da Silva Nunes disse à senadora que há um diálogo em andamento com os russos, envolvendo o Ministério da Agricultura e outros órgãos relacionados aos dois países para que a situação, considerada por ele como “prioridade máxima”, possa ser resolvida.

A indicação do embaixador Tovar da Silva Nunes para atuar na Rússia e no Uzbequistão foi aprovada na reunião da CRE e será votada ainda no Plenário do Senado.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Em sabatina de embaixador que atuará na Rússia, Ana Amélia pede prioridade à questão do embargo à carne suína


Mais notícias:

30 de out
Senadora sugere suspensão temporária dos trabalhos do Grupo Parlamentar Brasil-Arabia Saudita
A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Reino da Arábia Saudita, senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), recomendou nesta terça-feira (30), durante reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a suspensão temporária dos trabalhos do grupo por causa da morte do jornalista saudita…

12 de out
Senado aprova acordo internacional para cooperação contra o crime organizado no Mercosul
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (17) o projeto de decreto legislativo (PDS 104/2018), de relatoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que confirma o texto do acordo de cooperação entre os países membros e associados do Mercosul para a criação de equipes…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail