Em vigor há cinco anos, Lei dos 60 Dias é tema de audiência no Ministério Público Federal

23/05/2018 - Saúde


Relatora da lei no Senado, Ana Amélia participou da audiência

Em vigor há cinco anos, Lei dos 60 Dias, é tema de audiência no Ministério Público Federal

A Lei dos 60 Dias, que completará cinco anos em novembro, obriga o SUS a começar o tratamento dos pacientes de câncer dois meses após o diagnóstico. Nesta quarta-feira (23), o Ministério Público Federal realizou audiência pública com a presença da relatora da matéria, senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), para traçar um diagnóstico da efetividade da lei.

Em vigor há cinco anos, Lei dos 60 Dias, é tema de audiência no Ministério Público Federal

Ana Amélia reafirmou à subprocuradora Maria Iraneide Olinda Santoro Facchini, que coordenou a audiência, a importância do trabalho da instituição para que a lei seja cumprida, lembrando que desde a sanção da lei houve redução no número de pessoas entrando na justiça para conseguir o início do tratamento pelo SUS.

— Mas com o avanço do câncer, especialistas já recomendam antecipar o início do tratamento para 30 dias após o diagnóstico. Outro dilema, na área do câncer, são os pedidos para exames que têm demorado até seis meses ou mais para serem feitos pelos pacientes no Sistema Público de Saúde — alertou a parlamentar.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

13/12/2018
Porto Alegre recebe R$ 3,2 milhões para investimentos em saúde através de emendas da senadora Ana Amélia
Foi anunciada nesta quinta-feira (13) em evento no Paço Municipal, a destinação R$ 3,2 milhões para a saúde de Porto Alegre. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do gabinete da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS).…

Conselho Regional de Farmácia entrega placa em reconhecimento ao trabalho da senadora
A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS, Letícia Raupp, e os assessores institucionais Everton Borges e Zelma Padilha entregaram à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) uma placa de agradecimentos aos serviços prestados na área da saúde durante o mandato,…

06/12/2018
Ana Amélia recebe prêmio por atuação na área da saúde
Na cerimônia em comemoração aos dez anos de atividades, nesta quinta-feira (06), o Instituto Lado a Lado pela Vida homenageou a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) pela sua atuação parlamentar na área de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail