Em Campo Grande, Ana Amélia pede mais segurança para produtores rurais e suas famílias

06/04/2018 - Agricultura


Parlamentar gaúcha participou do 1º Fórum Rural Brasileiro, na 80ª Expogrande

Em Campo Grande, Ana Amélia pede mais segurança para produtores rurais e suas famílias

Em palestra durante o 1º Fórum Rural Brasileiro, na 80ª Expogrande, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) defendeu maior segurança  para os produtores rurais de todo o Brasil. A parlamentar argumentou que quanto em fala em “segurança”, não se refere apenas a violência que tem crescido na Zona Rural, mas também na falta de segurança jurídica em casos com o do Funrural. Ana Amélia lembrou que por 6 anos, dos 12 que o STF demorou para julgar a matéria, por seis anos houve o entendimento que o Funrural era inconstitucional, e muitos produtores em razão disso pararam de pagar. 


Ana Amélia lembrou também que o atual estatuto do desarmamento não permite que o produtor tenha uma arma em um sua propriedade para defender a família, seu bem mais preciosos. A escalada de violência na Zona Rural tem preocupado lideranças, já que muitas vezes essas propriedades estão a quilômetros da Zona Rural, dificultando uma resposta rápida da polícia.

Aproveitando o auditório lotado por pessoas ligadas ao setor, a parlamentar gaúcha também lembrou que as cadeias produtivas ainda estão a mercê da concorrência predatória dentro do próprio Mercosul. Citou como exemplo a crise do leite, enfrentada principalmente por produtores gaúchos, e que tem como principal causador a entrada de leite em pó do Uruguai.

— Os países aproveitam as regulamentações para fazer um protecionismo velado — disse, lembrando que é membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde tem feito essa cobrança permanentemente. 

Em Campo Grande, Ana Amélia pede mais segurança para produtores rurais e suas famílias


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail