Em audiência com ministro, Ana Amélia faz balanço das atividades da Comissão de Agricultura

29/11/2016 - Agricultura


Audiências públicas para debater problemas e soluções da cadeia produtiva contaram com a participação de representantes do MAPA

Ana Amélia apresenta balanço de atividades da CRA ao ministro da Agricultura

Em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta terça-feira (29), a presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), senadora Ana Amélia (PP-RS), levou ao ministro Blairo Maggi as principais demandas do Rio Grande do Sul no setor agropecuário. A parlamentar também apresentou ao ministro um balanço das atividades desenvolvidas este ano na Comissão. Através de técnicos de diferentes áreas, o Mapa esteve representado em diversas audiências públicas, debatendo os mais variados problemas e soluções das cadeias produtivas.

As audiências públicas realizadas pela CRA partem da sugestão de produtores e entidades, normalmente relatando problemas enfrentados pelo setor. A doença infecciosa conhecida como Mormo, por exemplo, que afeta equídeos e pode ser transmitida para seres humanos, foi tema de pelo menos duas reuniões na comissão. Na última, em julho, o principal questionamento ao MAPA foi a inconsistência no resultado dos exames para detectar a enfermidade.

A entrada de leite do Uruguai e a reidratação de leite em pó também foram debatidos em audiência. Após ser procurada por representantes da indústria e de produtores de leite do Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia requereu uma audiência com a presença de representantes dos ministérios de Relações Exteriores e da Agricultura para buscar soluções. Poucas semanas depois, o MAPA publicou portaria dificultando a reidratação de leite importado no País.

A maior feira agropecuária a céu aberto, a Expointer, em Esteio, tem espaço reservado em sua programação para as audiências da CRA. Neste ano, a pauta foi a unificação da legislação sanitária, de forma que não prejudique a segurança alimentar, nem burocratize o trabalho de inspeção.

Outra contribuição importante da CRA ao setor será a realização do Censo Agropecuário 2017, desenvolvido pelo IBGE. Os dados sobre a produção no país estão defasados, já que a pesquisa deveria ter sido realizada pelo governo em 2011. A CRA apresentou emenda ao orçamento para a realização do estudo e já teve posicionamento positivo por parte do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator do orçamento no Congresso, garantindo recursos para o início do Censo. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail