Em audiência com ministro, Ana Amélia faz balanço das atividades da Comissão de Agricultura

29/11/2016 - Agricultura


Audiências públicas para debater problemas e soluções da cadeia produtiva contaram com a participação de representantes do MAPA

Ana Amélia apresenta balanço de atividades da CRA ao ministro da Agricultura

Em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta terça-feira (29), a presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), senadora Ana Amélia (PP-RS), levou ao ministro Blairo Maggi as principais demandas do Rio Grande do Sul no setor agropecuário. A parlamentar também apresentou ao ministro um balanço das atividades desenvolvidas este ano na Comissão. Através de técnicos de diferentes áreas, o Mapa esteve representado em diversas audiências públicas, debatendo os mais variados problemas e soluções das cadeias produtivas.

As audiências públicas realizadas pela CRA partem da sugestão de produtores e entidades, normalmente relatando problemas enfrentados pelo setor. A doença infecciosa conhecida como Mormo, por exemplo, que afeta equídeos e pode ser transmitida para seres humanos, foi tema de pelo menos duas reuniões na comissão. Na última, em julho, o principal questionamento ao MAPA foi a inconsistência no resultado dos exames para detectar a enfermidade.

A entrada de leite do Uruguai e a reidratação de leite em pó também foram debatidos em audiência. Após ser procurada por representantes da indústria e de produtores de leite do Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia requereu uma audiência com a presença de representantes dos ministérios de Relações Exteriores e da Agricultura para buscar soluções. Poucas semanas depois, o MAPA publicou portaria dificultando a reidratação de leite importado no País.

A maior feira agropecuária a céu aberto, a Expointer, em Esteio, tem espaço reservado em sua programação para as audiências da CRA. Neste ano, a pauta foi a unificação da legislação sanitária, de forma que não prejudique a segurança alimentar, nem burocratize o trabalho de inspeção.

Outra contribuição importante da CRA ao setor será a realização do Censo Agropecuário 2017, desenvolvido pelo IBGE. Os dados sobre a produção no país estão defasados, já que a pesquisa deveria ter sido realizada pelo governo em 2011. A CRA apresentou emenda ao orçamento para a realização do estudo e já teve posicionamento positivo por parte do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator do orçamento no Congresso, garantindo recursos para o início do Censo. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

27 de abr
Aniversário de 44 anos da Embrapa é lembrado na tribuna
A senadora Ana Amélia (PP-RS) saudou na tribuna, nesta semana, o aniversário de 44 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O aniversário transcorreu nesta quarta-feira (26), e o evento de comemoração ocorreu na quinta-feira (27), em Brasília. Em sua…

24 de abr
Embrapa e Ibravin apresentam dados da produção de uva no Rio Grande do Sul
Dados da viticultura gaúcha nos últimos 20 anos, com os números detalhados de área das propriedades e dos vinhedos, cultivares por microrregião e por município e vinhedos por variedades fazem parte do Cadastro Vitícola 2013-2015, apresentado nesta manhã pela…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail