"Educação brasileira novamente vai pagar a conta dos cortes promovidos pelo governo", critica Ana Amélia

25/06/2015 - Educação


De 80 mil bolsas referentes a programa de formação de professores da educação básica, 70 mil serão suspensas

A senadora Ana Amélia criticou o governo por cortar 90% do orçamento de programas de formação de professores. Em pronunciamento nesta quarta-feira (25), a parlamentar disse que a Pátria Educadora está somente no discurso.

Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação responsável pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência e pelo plano nacional de formação de professores da educação básica, das 80 mil bolsas disponíveis, 70 mil foram suspensas.

Para Ana Amélia, esses cortes comprometem a formação de professores e enfraquecem o compromisso do Programa Pátria Educadora anunciado pelo governo para o segundo mandato da presidente da República, Dilma Rousseff.

- A Capes precisaria, até o fim do ano, de no mínimo 378 milhões de reais. O caixa atual, porém, não passa de 84 milhões de reais. Com os cortes, vai faltar dinheiro para pagar essas bolsas e, mais uma vez, a educação brasileira pagará a conta da questão orçamentária atual — acrescentou a senadora.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Cortes do governo afetam programa de formação de professores


Mais notícias:

2 de out
Reitor e diretores da UFRGS renovam apoio ao projeto que cria fundos patrimoniais
Em visita ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, à vice-reitora Jane Tutikian, pró-reitores e diretores, na manhã desta segunda-feira (2), a senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu o apoio da instituição ao projeto (PLS…

28 de set
Ana Amélia recebe confirmação da liberação de R$ 13 milhões para universidades federais gaúchas
A senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu nesta quinta-feira (28), do Ministério da Educação, a confirmação da liberação de limites de empenho para universidades federais gaúchas, totalizando quase R$ 13 milhões. O tema havia sido tratado nesta semana pela parlamentar…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail