"Educação brasileira novamente vai pagar a conta dos cortes promovidos pelo governo", critica Ana Amélia

25/06/2015 - Educação


De 80 mil bolsas referentes a programa de formação de professores da educação básica, 70 mil serão suspensas

A senadora Ana Amélia criticou o governo por cortar 90% do orçamento de programas de formação de professores. Em pronunciamento nesta quarta-feira (25), a parlamentar disse que a Pátria Educadora está somente no discurso.

Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação responsável pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência e pelo plano nacional de formação de professores da educação básica, das 80 mil bolsas disponíveis, 70 mil foram suspensas.

Para Ana Amélia, esses cortes comprometem a formação de professores e enfraquecem o compromisso do Programa Pátria Educadora anunciado pelo governo para o segundo mandato da presidente da República, Dilma Rousseff.

- A Capes precisaria, até o fim do ano, de no mínimo 378 milhões de reais. O caixa atual, porém, não passa de 84 milhões de reais. Com os cortes, vai faltar dinheiro para pagar essas bolsas e, mais uma vez, a educação brasileira pagará a conta da questão orçamentária atual — acrescentou a senadora.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Cortes do governo afetam programa de formação de professores


Mais notícias:

1 de dez
Projeto que cria fundos patrimoniais é destaque no Encontro Nacional das Fundações de Apoio do Confies
Foi realizado entre quarta (29)  e sexta-feira (1º), em Maceió, o 35º Encontro Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (

8 de nov
MEC garante recursos para parque tecnológico em Bagé
O ministro da Educação, deputado Mendonça Filho, garantiu recursos para implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé. O anuncio ocorreu em reunião com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), o deputado Afonso Hamm (Progressistas-RS) e os reitores…

MP da reforma do Fies é aprovada no Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.Entre as principais mudanças,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail