Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

15 de mai - Geral


Iphan decidiu pelo tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

Já tradicionais entre os gaúchos, os Doces de Pelotas agora são Patrimônio Imaterial do Brasil. A decisão foi do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em votação nesta terça-feira (15), em Brasília. No mesmo dia, o Conselho Consultivo do Iphan aprovou também, por unanimidade, o tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas, formado por quatro praças, um parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João.

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), acompanhou a votação, ao lado da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e comemorou a decisão.

— Além de conservar a tradição regional, doces como o camafeu e o papo de anjo também movimentam a economia, levando milhares de pessoas à Fenadoce — disse.

O projeto aprovado nesta terça-feira contempla a “Antiga Pelotas”, abrangendo também Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Esta é a primeira vez, na história do Iphan, que a certificação se dá para uma mesma cidade, em ambas categorias ao mesmo tempo - material e imaterial.

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de out
A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta quarta-feira (17) em Plenário que o "PT está provando do seu próprio veneno" ao se dizer vítima de uma onda de fake news na campanha eleitoral. Ela lembrou que o…

30 de ago
Ana Amélia visita maior centro de pesquisa em cardiopneumologia da América Latina
A senadora, Ana Amélia (Progressistas), visitou, nesta quinta-feira (30), o Instituto do Coração (InCor). A gaúcha foi recebida pelo presidente da instituição, Dr. Roberto Kalil Filho e médicos do Conselho Diretor. Durante a visita, Ana Amélia e os diretores do…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail