Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

15 de mai - Geral


Iphan decidiu pelo tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

Já tradicionais entre os gaúchos, os Doces de Pelotas agora são Patrimônio Imaterial do Brasil. A decisão foi do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em votação nesta terça-feira (15), em Brasília. No mesmo dia, o Conselho Consultivo do Iphan aprovou também, por unanimidade, o tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas, formado por quatro praças, um parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João.

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), acompanhou a votação, ao lado da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e comemorou a decisão.

— Além de conservar a tradição regional, doces como o camafeu e o papo de anjo também movimentam a economia, levando milhares de pessoas à Fenadoce — disse.

O projeto aprovado nesta terça-feira contempla a “Antiga Pelotas”, abrangendo também Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Esta é a primeira vez, na história do Iphan, que a certificação se dá para uma mesma cidade, em ambas categorias ao mesmo tempo - material e imaterial.

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de dez
Pelo segundo ano consecutivo, Ana Amélia é avaliada como a melhor parlamentar do Congresso pelo Ranking dos Políticos
Pelo segundo ano consecutivo, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) ficou na primeira colocação na avaliação feita pelo site Ranking dos Políticos, entre todos os 594 senadores e deputados. Coordenadores da ferramenta apartidária, criada por empreendedores…

Ana Amélia comemora aprovação de seu projeto sobre cumprimento de sanções da ONU
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) registrou nesta quarta-feira (12) a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), do Projeto de Lei do Senado 181/2018, de autoria dela, sobre o cumprimento de sanções impostas por resoluções do Conselho…

10 de dez
Paixão Côrtes é homenageado no Senado
Senado realizou nesta segunda-feira (10) a primeira edição de entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. Uma das homenagens in memoriam foi para João Carlos Paixão Côrtes. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) participou a decisão e destacou a relevância desse…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail