Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

15 de mai - Geral


Iphan decidiu pelo tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil

Já tradicionais entre os gaúchos, os Doces de Pelotas agora são Patrimônio Imaterial do Brasil. A decisão foi do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em votação nesta terça-feira (15), em Brasília. No mesmo dia, o Conselho Consultivo do Iphan aprovou também, por unanimidade, o tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas, formado por quatro praças, um parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João.

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), acompanhou a votação, ao lado da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e comemorou a decisão.

— Além de conservar a tradição regional, doces como o camafeu e o papo de anjo também movimentam a economia, levando milhares de pessoas à Fenadoce — disse.

O projeto aprovado nesta terça-feira contempla a “Antiga Pelotas”, abrangendo também Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Esta é a primeira vez, na história do Iphan, que a certificação se dá para uma mesma cidade, em ambas categorias ao mesmo tempo - material e imaterial.

Doces de Pelotas são declarados patrimônio imaterial do Brasil


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de ago
Ana Amélia é escolhida entre os melhores senadores no prêmio Congresso em Foco
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi escolhida entre os cinco melhores senadores do ano na 11ª edição do prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (13), em Brasília. A avaliação foi feita por um júri especializado…

8 de ago
Senado proíbe cobrança por marcação antecipada de assentos em aviões
As companhias aéreas podem ser proibidas de cobrar valor adicional para a marcação de assentos em voos operados no Brasil. O Plenário aprovou nesta quarta-feira (8) projeto com esse objetivo. O PLS 186/2018, do senador Reguffe (sem partido-DF), segue agora para…

Combate às fake news deve preservar a liberdade de expressão, defende Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) alertou, nesta quarta-feira (08), para a questão das fake news no processo eleitoral. As notícias falsas, segundo a senadora gaúcha, preocupam não só o Brasil, mas o mundo todo, e chamam a atenção…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail