Diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã apresenta demandas do setor

02/02/2016 - Agricultura


Moisés Lopes de Albuquerque conversou também com a senadora Ana Amélia sobre audiência pública que o Senado promoverá em Santa Catarina

Diretor da Associação Brasileira dos Produtores da Maçã apresenta demandas do setor

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, esteve nesta terça-feira (2) com a presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS), para tratar de demandas do setor. Além disso, foi confirmada a realização de audiência da CRA em Santa Catarina, no segundo semestre, para debater questões ligadas a essa cadeia produtiva.

Na conversa, o diretor manifestou preocupação com a possibilidade da entrada no Brasil de maçã importada da China. Segundo ele, as negociações, por enquanto, são restritas à pera, mas devem ser ampliadas para a maçã. Essa prática gera apreensão ao setor no Brasil por conta de questões fitossanitárias. Albuquerque explicou que há o risco da entrada de pragas, entre elas a cydia pomonella, já erradicada no Brasil.

A outra demanda é em relação à subvenção ao prêmio do seguro agrícola. O setor da maçã tem a receber até R$ 25 milhões do governo federal em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Com o começo da colheita, as seguradoras têm exigido que os produtores assegurem a parte devida pelo governo para não perderem a cobertura. O problema causa apreensão a pequenos produtores.

A cadeia produtiva da maçã, segundo o diretor, movimenta R$ 6 bilhões anuais no Brasil e gera quase 200 mil empregos diretos e indiretos. A senadora Ana Amélia, que no ano passado já esteve reunida com a ministra Kátia Abreu para tratar destes temas, garantiu que seguirá atenta às demandas apresentadas. Já o requerimento para a realização da audiência, que ocorrerá em São Joaquim, foi aprovado nesta quinta-feira (4) na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail