Dificuldades financeiras de hospitais filantrópicos e Santas Casas exigem reestruturação do setor, destaca Ana Amélia

09/03/2016 - Saúde


Senadora ressaltou que governo precisa agir para garantir o atendimento a milhares de pacientes

Ana Amélia defende reestruturação de hospitais filantrópicos e Santas Casas

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou nesta quarta-feira (9) a grave situação financeira que dos hospitais filantrópicos e Santas Casas em diversos municípios do Rio Grande do Sul, provocando fechamentos de instituições e comprometendo o atendimento de saúde a milhares de pacientes.

Ana Amélia explicou que os hospitais fecham as portas porque não recebem os recursos devidos das prefeituras, dos Estados e da União. Sem receita, disse a senadora, os hospitais não têm condições de manter suas contas e pagar os impostos em dia, passando à condição de inadimplentes. Assim, são obrigados a reduzir leitos ou, como ocorreu recentemente em Taquara, fechar as portas.

A parlamentar relatou que há 245 hospitais filantrópicos no Rio Grande do Sul, que atendem 73% dos pacientes do SUS no estado.

— A dívida dessas instituições soma hoje, no Rio Grande do Sul, aproximadamente R$ 1,4 bilhão. No meu estado, mais de 4 mil funcionários foram demitidos no ano passado. Houve redução de aproximadamente 46 mil internações e mais de 2 milhões de exames e diagnósticos deixaram de ser feitos.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia defende reestruturação de hospitais filantrópicos e Santas Casas


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail