Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é lembrado por senadora em discurso

03/05/2018 - Geral


Ana Amélia criticou também a não obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão de jornalista

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é lembrado por senadora em discurso

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) afirmou, no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (3), que a garantia e o exercício da liberdade de expressão são uma conquista civilizacional e um pilar das sociedades que prezam o Estado Democrático de Direito. No pronunciamento, ela lembrou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU).

A senadora reforçou seu entendimento de que o exercício do jornalismo profissional passa por grandes desafios no país neste ano de 2018. Um dos maiores, disse ela, será o enfrentamento à disseminação das fake news durante o processo eleitoral, um dilema que no seu entendimento envolverá profissionais do setor, da Justiça Eleitoral e os próprios atores políticos, dentre outros.

Nesse contexto, ela saudou a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, que criou uma força-tarefa de combate às fake news. Lembrou que o tribunal promete retirar do ar em no máximo três dias notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral no estado. A senadora observou, contudo, que a atuação dessa força-tarefa estará sempre sob o crivo da sociedade, para que não seja extrapolado o limite estreito entre o cumprimento da lei e o comprometimento da liberdade de expressão.

Ana Amélia defendeu ainda a formação em curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista e lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com essa exigência em 2009.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail