Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos

18 de jul - Saúde


Ação foi inspirada em lei municipal de Imbé

Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos

No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que atinge cerca de 60 mil brasileiros todos os anos. Esse dia de combate foi inspirado na Lei Municipal da ex-vereadora de Imbé, Nilza Godoy, que transformou o dia em que foi diagnosticada com o câncer de mama em data para propagar informações sobre a doença, que quando diagnosticada na fase inicial tem grandes chances de cura.

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou a luta da ex-vereadora e o trabalho desenvolvido pela Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (Abami), fundada por Nilza Godoy em 2003.

— A luta contra o câncer de mama é uma causa de grande valor para toda sociedade gaúcha e brasileira. O legado deixa pela vereadora Nilza é uma grande inspiração para continuarmos alertando sobre a necessidade da prevenção — disse.

A saúde é prioridade no mandato da senadora do Rio Grande do Sul, principalmente a oncologia. Ana Amélia é autora da lei que obriga os planos de saúde a oferecer quimioterapia oral aos pacientes com câncer e da lei que assegura mamografia adaptada a mulheres com deficiência, pelo SUS. Foi relatora da lei que determina o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico e da lei que autoriza a cirurgia para implantação de prótese mamária no mesmo procedimento para a retirada do tumor, ambas pelo SUS.

A senadora ainda é autora do projeto que agiliza as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil, cuja ideia surgiu a partir do caso de paciente de câncer de pulmão de Ijuí/RS que enviou uma carta pedindo à senadora que mais pessoas tenham o direito de participar de pesquisas clínicas para ter a esperança de cura ou prolongamento de vida. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


18 de julho: Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama


Mais notícias:

17 de out
Aprovado relatório final da Subcomissão Especial sobre Doenças Raras
Instalada em agosto de 2017, a Subcomissão Especial sobre Doenças Raras foi presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), autor do requerimento para a criação do colegiado, aprovou o relatório final que propõe iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas com…

16 de out
Receita para medicamento controlado terá validade em todo o território nacional
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (16), a validade nacional das receitas de medicamentos controlados e manipulados. Conforme o texto do substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 4/2018) ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, a receita médica ou odontológica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail