A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou a luta da ex-vereadora e o trabalho desenvolvido pela Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (Abami), fundada por Nilza Godoy em 2003.
— A luta contra o câncer de mama é uma causa de grande valor para toda sociedade gaúcha e brasileira. O legado deixa pela vereadora Nilza é uma grande inspiração para continuarmos alertando sobre a necessidade da prevenção — disse.
A saúde é prioridade no mandato da senadora do Rio Grande do Sul, principalmente a oncologia. Ana Amélia é autora da lei que obriga os planos de saúde a oferecer quimioterapia oral aos pacientes com câncer e da lei que assegura mamografia adaptada a mulheres com deficiência, pelo SUS. Foi relatora da lei que determina o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico e da lei que autoriza a cirurgia para implantação de prótese mamária no mesmo procedimento para a retirada do tumor, ambas pelo SUS.
A senadora ainda é autora do projeto que agiliza as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil, cuja ideia surgiu a partir do caso de paciente de câncer de pulmão de Ijuí/RS que enviou uma carta pedindo à senadora que mais pessoas tenham o direito de participar de pesquisas clínicas para ter a esperança de cura ou prolongamento de vida. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
363.233
seguidores
22.621
seguidores