Desemprego é o pior impacto da crise econômica, avalia Ana Amélia

26/06/2015 - Economia


Senadora ressaltou que agravamento da situação no país é resultado do descuido do governo com a política econômica

Desemprego é o pior impacto da crise econômica, avalia Ana Amélia

As projeções de economistas sobre o aumento do desemprego nos próximos meses preocupam os trabalhadores em todo o país, destacou a senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta sexta-feira (26), em discurso no plenário. A parlamentar gaúcha avaliou que a redução de vagas é o “pior impacto" da crise econômica.

Pela quinta vez consecutiva a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,7% em maio nas seis principais regiões metropolitanas do país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Mensal de Emprego. Ana Amélia apresentou estimativas do economista Edward Amadeo de que a taxa de desemprego pode chegar a 10% no segundo semestre de 2016.

Conforme enfatizou a senadora, essa redução das vagas de trabalho gera “um efeito cascata”, que resultará também em queda no consumo.

— A pessoa, com medo de perder o emprego, puxa o freio nos seus gastos. E, aí, a cascata: reduz a compra, reduz o trabalho do comércio, reduz a produção da indústria, e nós entramos nesse círculo terrível e dramático de uma desaceleração brutal da economia com reflexos diretos sobre a questão social – argumentou.

Para Ana Amélia, o agravamento da crise econômica, com inflação alta e desemprego, é resultado do descuido do governo com a política econômica. A senadora ressaltou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual presidente, Dilma Rousseff, deveriam reconhecer que cometeram equívocos na condução do país.

— Esse ajuste está sendo feito porque o governo gastou demais, gastou sem qualidade, sem preocupação, e eu diria, até, com muita irresponsabilidade — afirmou.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

23 de mai
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FGTS, alertou a senadora Ana Amélia (PP-RS)…

Governo vai analisar impactos da desoneração da folha no setor coureiro-calçadista
Em audiência, nesta terça-feira (23), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, solicitou ao presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, estudo sobre o impacto da desoneração da folha de pagamento no setor coureiro-calçadista. A…

19 de mai
Lei de recuperação fiscal dos estados é sancionada sem vetos
Foi sancionada nesta sexta-feira (19),  projeto que institui o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. O texto, uma reivindicação dos governadores, concede, na prática, uma moratória aos estados superendividados em troca de contrapartidas. A senadora Ana Amélia foi a…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail