Desemprego é o pior impacto da crise econômica, avalia Ana Amélia

26/06/2015 - Economia


Senadora ressaltou que agravamento da situação no país é resultado do descuido do governo com a política econômica

Desemprego é o pior impacto da crise econômica, avalia Ana Amélia

As projeções de economistas sobre o aumento do desemprego nos próximos meses preocupam os trabalhadores em todo o país, destacou a senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta sexta-feira (26), em discurso no plenário. A parlamentar gaúcha avaliou que a redução de vagas é o “pior impacto" da crise econômica.

Pela quinta vez consecutiva a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,7% em maio nas seis principais regiões metropolitanas do país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Mensal de Emprego. Ana Amélia apresentou estimativas do economista Edward Amadeo de que a taxa de desemprego pode chegar a 10% no segundo semestre de 2016.

Conforme enfatizou a senadora, essa redução das vagas de trabalho gera “um efeito cascata”, que resultará também em queda no consumo.

— A pessoa, com medo de perder o emprego, puxa o freio nos seus gastos. E, aí, a cascata: reduz a compra, reduz o trabalho do comércio, reduz a produção da indústria, e nós entramos nesse círculo terrível e dramático de uma desaceleração brutal da economia com reflexos diretos sobre a questão social – argumentou.

Para Ana Amélia, o agravamento da crise econômica, com inflação alta e desemprego, é resultado do descuido do governo com a política econômica. A senadora ressaltou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual presidente, Dilma Rousseff, deveriam reconhecer que cometeram equívocos na condução do país.

— Esse ajuste está sendo feito porque o governo gastou demais, gastou sem qualidade, sem preocupação, e eu diria, até, com muita irresponsabilidade — afirmou.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de abr
Modernização das leis trabalhistas é tema de debate promovido pelas federações das indústrias dos estados do Sul
No painel que debateu a modernização das leis trabalhistas, no 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, nesta segunda-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o fim da contribuição sindical obrigatória para empresários e…

30 de mar
Sindicato apresenta estudo sobre impacto da correção das tabelas do Imposto de Renda na economia
Um estudo inédito realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) revela que, dos R$ 97 bilhões arrecadados pelo…

Ana Amélia pede agilidade na liberação de recursos do Proex
Em discurso na tribuna nesta quarta-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo mais agilidade em relação às operações do Programa de Financiamento às Exportações do Governo Federal (Proex). A morosidade nos processos tem prejudicado exportadores brasileiros, disse a parlamentar, lembrando…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail