A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) acompanhou parte do evento até retornar para o Senado, onde ocorria a votação do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. No tempo em que permaneceu no evento, a parlamentar conversou com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi e demais lideranças de órgãos como Embrapa, ministério do Trabalho e Casa Civil da Presidência da República. Ao cumprimentar a deputada Tereza Cristina, desejou êxito na gestão para que possam ser obtidos avanços nos temas prioritários para o Agro.
Segundo informações da FPA, em sua gestão, a deputada quer incluir na pauta de discussões políticas públicas mais eficientes ao desenvolvimento do agronegócio nacional, com uma proposta mais consolidada para obtenção de financiamento à produção agrícola no país, bem como novas fontes de renda e investimento aos produtores rurais.
— O principal objetivo é reduzir a dependência do crédito agrícola oficial, dando mais estabilidade e fôlego ao setor produtivo que garante o abastecimento e a segurança alimentar de milhares de brasileiros diariamente. Os produtores precisam ter sua renda garantida em detrimento da expressiva produtividade que alcançam — ressalta Tereza Cristina.
A deputada também vai dar prioridade à modernização das leis vigentes sobre defensivos agrícolas, licenciamento ambiental e aquisição de terras por empresas brasileiras com maior capital estrangeiro.
— Só é possível garantir segurança jurídica e competitividade ao setor se buscarmos modificar a legislação atual. Essa não acompanhou os avanços conquistados ao longo dos anos. São leis defasadas e que travam o desenvolvimento social e econômico do Brasil — afirma a nova presidente.
Demarcação de terras indígenas e quilombolas, além da produção agrícola para os índios são temas que merecem ainda destaque na atuação da Frente.
A solenidade contou com a presença dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do presidente da Câmara, Rodrigo Maia; dos ministros Blairo Maggi (Agricultura), Sarney Filho (Meio Ambiente), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), dentre outras autoridades federais, além de diversos parlamentares e entidades do setor agropecuário.
Em seu discurso final de agradecimento, o ex-presidente da FPA, novo líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), lembrou dos avanços alcançados em sua gestão, os desafios ainda enfrentados pelos produtores rurais e as prioridades que o setor deve buscar. “É preciso transformar o Brasil num país com espaço para todos, principalmente a quem produz e sustenta o país. Precisamos buscar o que dignifica o homem: o emprego. E é isso que essa Frente faz. Obrigado pelo apoio que recebi e por tudo que avançamos”, disse o deputado.
Perfil – Antes de se apresentar como candidata à Câmara dos Deputados, a engenheira agrônoma, graduada na Universidade Federal de Viçosa (MG), foi cotada para concorrer ao governo de seu Estado. No Mato Grosso do Sul, ocupou como gerente-executiva quatro secretarias: Planejamento, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo. No último ano, ocupou a liderança do PSB na Câmara dos Deputados.Com informações da Frente Parlamentar de Agropecuária
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.213
seguidores
22.621
seguidores