Demandas da Sociedade Gaúcha de Nefrologia serão levadas ao Ministro da Saúde

16 de abr - Saúde


Parlamentar recebeu lideranças da entidade nesta segunda-feira, em Porto Alegre

Ana Amélia vai levar demandas da Sociedade Gaúcha de Nefrologia ao Ministro da Saúde

Em reunião na manhã desta segunda-feira (16) com lideranças da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, presidida pela Dra. Miriam Gomes, representantes do Sindicato Médico do RS (Simers) e a deputada estadual Liziane Bayer (PSB), em Porto Alegre, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) assumiu o compromisso de levar ao novo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a pauta de prioridades da nefrologia gaúcha: correção da tabela das diálises pelo SUS, defasada há mais de 15 anos; isenção de imposto de renda de 8% para os atendimentos SUS nas unidades de diálise; e alteração da lei que tornou compulsória a cobrança do ISSQN pelas Prefeituras sobre o faturamento das clínicas nos municípios. A desoneração desse imposto municipal reivindicado pelas clínicas será apenas para os atendimentos de diálise SUS, que respondem por 92% dos serviços.

A intenção com as medidas é evitar o fechamento de mais clínicas e reduzir o déficit de vagas, que já é alto. Recentemente, no Rio Grande do Sul, fecharam clínicas de diálise em Cachoeirinha, Canela e Santa Rosa e Porto Alegre e em São Lourenço do Sul a unidade está em processo de encerramento. Segundo a presidente da entidade, cerca de 6 mil pacientes estão em tratamento atualmente no Rio Grande do Sul. Outro dado apontado é que enquanto são necessárias, no Brasil, 9 mil vagas adicionais de diálise ao ano, o sistema de saúde só consegue gerar 2 mil vagas novas.

Ana Amélia vai levar demandas da Sociedade Gaúcha de Nefrologia ao Ministro da Saúde



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail