Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

28/10/2015 - Agricultura


Presidente da CRA, senadora Ana Amélia recebeu o grupo na manhã desta quarta-feira

Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

Delegação de parlamentares do Irã, chefiada pelo pelo presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã, Abas Rajaei, e o embaixador Mohammad Ghanezadeh, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (28) pela presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS). Na pauta do encontro, a cooperação entre os dois países na área.

Abas Rajaei fez um relato da produção no Irã. O país, de 80 milhões de habitantes, segundo ele, deverá crescer consideravelmente nos próximos 20 anos, exigindo aumento da produção própria e da importação de alimentos. Hoje, a produção de grãos é de 120 milhões de toneladas, informou.

Um dos desafios, acrescentou o parlamentar do país asiático, é dobrar ao longo dos próximos anos o consumo médio diário de proteína dos iranianos, hoje de 29 gramas por pessoa. Essa medida, somada ao aumento da população, poderá significar mais oportunidade de negócios para o Brasil, principal fornecedor de carne bovina para o Irã.

Além de falar sobre a produção no país, Abas Rajaei explicou que entre os objetivos da missão iraniana no Brasil está fortalecer a relação e buscar o aumento do comércio bilateral entre os dois países. No ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou US$ 1,4 bilhão para o Irã e importou US$ 5 milhões.

A senadora Ana Amélia também fez um breve relato do potencial agrícola brasileiro, destacando que a produção de deverá chegar a quase 215 milhões de toneladas na safra 2015/2016. Além disso, disse aos iranianos que, entre outras formas de cooperação, o Brasil pode oferecer experiências da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na área de sementes, onde é referência em bons resultados.

Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Irã quer aumentar negócios com o Brasil


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail