Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

28/10/2015 - Agricultura


Presidente da CRA, senadora Ana Amélia recebeu o grupo na manhã desta quarta-feira

Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

Delegação de parlamentares do Irã, chefiada pelo pelo presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã, Abas Rajaei, e o embaixador Mohammad Ghanezadeh, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (28) pela presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS). Na pauta do encontro, a cooperação entre os dois países na área.

Abas Rajaei fez um relato da produção no Irã. O país, de 80 milhões de habitantes, segundo ele, deverá crescer consideravelmente nos próximos 20 anos, exigindo aumento da produção própria e da importação de alimentos. Hoje, a produção de grãos é de 120 milhões de toneladas, informou.

Um dos desafios, acrescentou o parlamentar do país asiático, é dobrar ao longo dos próximos anos o consumo médio diário de proteína dos iranianos, hoje de 29 gramas por pessoa. Essa medida, somada ao aumento da população, poderá significar mais oportunidade de negócios para o Brasil, principal fornecedor de carne bovina para o Irã.

Além de falar sobre a produção no país, Abas Rajaei explicou que entre os objetivos da missão iraniana no Brasil está fortalecer a relação e buscar o aumento do comércio bilateral entre os dois países. No ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou US$ 1,4 bilhão para o Irã e importou US$ 5 milhões.

A senadora Ana Amélia também fez um breve relato do potencial agrícola brasileiro, destacando que a produção de deverá chegar a quase 215 milhões de toneladas na safra 2015/2016. Além disso, disse aos iranianos que, entre outras formas de cooperação, o Brasil pode oferecer experiências da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na área de sementes, onde é referência em bons resultados.

Delegação de parlamentares iranianos é recebida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Irã quer aumentar negócios com o Brasil


Mais notícias:

20 de jul
Crise no setor leiteiro é abordada por Ana Amélia durante evento em Três de Maio
No encontro com lideranças de Três de Maio e da região da Grande Santa Rosa nesta sexta-feira (20), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou a crise que afetou o setor leiteiro. No Senado, a parlamentar, que…

3 de jul
Debate na CRA aponta falhas em programa de amparo a agricultores familiares
Criar mecanismo de capacitação dos agricultores familiares para enfrentar longos períodos de estiagem na região nordeste e montar um sistema de cruzamento de dados para evitar fraudes no Programa Garantia Safra foram algumas das sugestões apresentadas na audiência pública…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail