Decisão do Congresso, este ano, garantiu a impressão do voto ao lado da urna eletrônica

30/12/2015 - Geral


Senadora Ana Amélia foi autora de uma das emendas da minirreforma eleitoral e propôs o PLS 406/2014

Decisão do Congresso em 2015 garantiu a impressão do voto ao lado da urna eletrônica

Depois de muito debate ao longo dos últimos anos, o Congresso garantiu em 2015 a impressão do voto ao lado da urna eletrônica. A medida, aprovada pelos parlamentares durante a minirreforma eleitoral, tinha sido vetada pela presidente Dilma Rousseff, mas o veto foi derrubado com os votos de 368 deputados e de 56 senadores.

Desta forma, ficou valendo o texto que saiu do Parlamento, estabelecendo que no processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado em local lacrado, sem contato manual do eleitor. Ainda segundo a Lei 13.165/2015, essa regra deve valer na primeira eleição geral após a aprovação da nova legislação.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi autora de uma das emendas propondo o voto impresso ao lado da urna eletrônica, durante a discussão da minirreforma eleitoral. Depois, apoiou a derrubada do veto presidencial, o que foi garantido durante sessão do Congresso no dia 19 de novembro.

— É uma vitória da democracia, da transparência e da cidadania. Traz segurança ao eleitor e ao processo de votação — destacou a senadora.

Quando apresentou o projeto propondo o voto impresso ao lado da urna eletrônica, a senadora Ana Amélia destacou a persistência de boatos, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que minam a confiança do eleitor. A parlamentar gaúcha também ressaltou manifestações de professores da Universidade de Brasília (UnB) que apresentaram as vulnerabilidades do sistema que comanda as urnas eletrônicas.

Mesmo com a derrubada do veto, no entanto, ainda não está garantida implantação da medida já nas eleições municipais do próximo ano. O Tribunal Superior Eleitoral alega dificuldades de custos e de logística para adequar todas as urnas eletrônicas a tempo.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Congresso derruba veto ao voto impresso ao lado da urna eletrônica


Mais notícias:

Hoje
Ana Amélia defende direito dos trabalhadores e anuncia voto a favor do fim do imposto sindical obrigatório
A senadora Ana Amélia (PP-RS) ignorou o "dia de greve" e foi ao Senado para participar da sessão desta sexta-feira (28). Na tribuna, a parlamentar afirmou que greves são legítimas, mas defendeu, especialmente, o direito de…

26 de abr
Ana Amélia vota contra projeto de abuso de autoridade e a favor da PEC que acaba com foro privilegiado
A senadora Ana Amélia (PP-RS) votou contra o projeto de lei (PLS 280/2016) que trata do abuso de autoridade e a favor da proposta (PEC 10/2013) que acaba com o foro privilegiado. As matérias…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail