Crise no setor de nefrologia no Brasil é debatida em reunião no Ministério da Saúde

16/02/2016 - Saúde


Senadora Ana Amélia acompanhou lideranças das entidades no encontro com o ministro Marcelo Castro

Crise no setor de nefrologia no Brasil é debatida em reunião no Ministério da Saúde

Lideranças da Associação Brasileira das Clínicas de Diálise e Transplantes (ABCDT), da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais estiveram reunidas nesta terça-feira (16) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para tratar das demandas do setor. A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) reforçaram as reivindicações.

No encontro, os representantes do setor pediram apoio à assistência nefrológica brasileira, que , segundo eles, apresenta cenário dramático. Os serviços de terapia renal substitutiva estão há três anos sem reajuste. Além disso, os reajustes nas tarifas de água e energia elétrica, além de outros encargos que influenciam diretamente no custo assistencial aos pacientes, têm provocado o fechamento de clínicas, a restrição do acesso dos pacientes ao tratamento e a piora na qualidade do atendimento.

Diante da crise, foi solicitada alguma ação do governo. Porém, segundo o ministro e o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, as dificuldades orçamentárias impedem o anúncio imediato de ações. O ministro pediu um prazo para que possa avaliar a situação, conversar com a presidente da República, Dilma Rousseff, e dar um retorno às lideranças.

Para o próximo dia 10 de março, quando transcorre o Dia Mundial do Rim, está prevista uma audiência pública no Plenário do Senado para debater alternativas à crise enfrentada pelo setor.

Crise no setor de nefrologia no Brasil é debatida em reunião no Ministério da Saúde



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

24 de mai
Prevenção ao câncer de laringe será debatida em comissão do Senado
A prevenção ao câncer de laringe será debatida na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O requerimento apresentado pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC), com apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (24). Um dos objetivos do…

17 de mai
Diretora da ANS destaca efetividade da Lei de Quimioterapia Oral
Em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais, nesta quarta-feira (15), para recondução ao cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde (ANS), Simone Sanches Freire destacou a efetividade da Lei da Quimioterapia Oral (12.880/2013). A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS),…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail