Crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil, afirma senadora Ana Amélia

06/07/2015 - Economia


Parlamentar gaúcha destacou que país europeu passou a última década gastando “mais do que podia”

Para senadora Ana Amélia, crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil

Na sessão do Senado desta segunda-feira (6), a senadora Ana Amélia (PP-RS) traçou um paralelo entre a Grécia, que enfrenta severa crise econômica, e a situação brasileira. Para a parlamentar gaúcha, o agravamento da dívida grega e suas causas devem servir como alerta para o Brasil.

Ana Amélia lembrou que a Grécia passou a última década gastando “mais do que podia”, contraindo empréstimos e alterando as contas públicas para que elas apresentassem resultados mais favoráveis. Na opinião da senadora, o Brasil vive dificuldade semelhante em matéria de gestão fiscal.

— O Brasil não tem adotado, na última década, práticas de gestão muito diferentes das da Grécia, mesmo considerando nossas diferenças econômicas e financeiras em relação àquele país. Mas temos que lembrar, também, que os ministros do Tribunal de Contas da União encontraram indícios de irregularidades que foram manobras para aliviar temporariamente o déficit das nossas contas públicas — afirmou a senadora.

Entre os problemas enfrentados pelo Brasil neste momento, apontou a senadora, estão o aumento da inflação e do desemprego, a queda da produtividade, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de governança com o dinheiro público e o ajuste fiscal “penoso e rigoroso”.

— Existem diferenças econômicas entre Grécia e Brasil, mas é preciso ficar claro que o descuido em relação às contas públicas tem um altíssimo preço, e quem paga é o cidadão. A Grécia está sofrendo as consequências, e o Brasil não pode seguir o mesmo caminho — enfatizou Ana Amélia.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

07/12/2017
Mobilização pelos Free Shops reúne parlamentares e prefeitos em Brasília
Após cinco anos da aprovação da Lei 12.723, cuja relatoria foi da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), autorizando a abertura de Free Shops em cidades de fronteiras brasileiras, as lojas estão bem próximas de obter a autorização para abrir. Nesta sexta-feira (8), será concluído…

28/11/2017
Revista ETCO: Ana Amélia fala sobre projeto para combater sonegação e concorrência desleal
A edição de dezembro da Revista ETCO, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, publicou entrevista com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) sobre o projeto de lei que autoriza tributação especial contra quem usa a inadimplência ou outras vantagens ilícitas para…

Comissão apresenta propostas para melhorar produtividade da economia
O Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas apresentou em seu relatório final uma série de propostas para melhorar a produtividade da economia brasileira. O texto foi lido nesta terça-feira (28) pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).Para Armando, “seria ingênuo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail