Crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil, afirma senadora Ana Amélia

06/07/2015 - Economia


Parlamentar gaúcha destacou que país europeu passou a última década gastando “mais do que podia”

Para senadora Ana Amélia, crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil

Na sessão do Senado desta segunda-feira (6), a senadora Ana Amélia (PP-RS) traçou um paralelo entre a Grécia, que enfrenta severa crise econômica, e a situação brasileira. Para a parlamentar gaúcha, o agravamento da dívida grega e suas causas devem servir como alerta para o Brasil.

Ana Amélia lembrou que a Grécia passou a última década gastando “mais do que podia”, contraindo empréstimos e alterando as contas públicas para que elas apresentassem resultados mais favoráveis. Na opinião da senadora, o Brasil vive dificuldade semelhante em matéria de gestão fiscal.

— O Brasil não tem adotado, na última década, práticas de gestão muito diferentes das da Grécia, mesmo considerando nossas diferenças econômicas e financeiras em relação àquele país. Mas temos que lembrar, também, que os ministros do Tribunal de Contas da União encontraram indícios de irregularidades que foram manobras para aliviar temporariamente o déficit das nossas contas públicas — afirmou a senadora.

Entre os problemas enfrentados pelo Brasil neste momento, apontou a senadora, estão o aumento da inflação e do desemprego, a queda da produtividade, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de governança com o dinheiro público e o ajuste fiscal “penoso e rigoroso”.

— Existem diferenças econômicas entre Grécia e Brasil, mas é preciso ficar claro que o descuido em relação às contas públicas tem um altíssimo preço, e quem paga é o cidadão. A Grécia está sofrendo as consequências, e o Brasil não pode seguir o mesmo caminho — enfatizou Ana Amélia.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

5 de out
Burocracia e taxa de juros são barreiras para pequenas e micro empresas
Sessão no Senado Federal, nesta quinta-feira (5), celebrou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A senadora Ana Amélia (PP-RS), membro da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, participou da cerimônia e reafirmou seu apoio a…

30 de set
Segmentos de joias, relógios e óptica inovam em plena crise
De 28 a 30 de setembro, os visitantes da Ajorsul Fair Mercoóptica conheceram as inovações que os setores de joias, relógio e óptica estão utilizando. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do último dia da exposição, realizada em Gramado. Ao lado do presidente…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail