Crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil, afirma senadora Ana Amélia

06/07/2015 - Economia


Parlamentar gaúcha destacou que país europeu passou a última década gastando “mais do que podia”

Para senadora Ana Amélia, crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil

Na sessão do Senado desta segunda-feira (6), a senadora Ana Amélia (PP-RS) traçou um paralelo entre a Grécia, que enfrenta severa crise econômica, e a situação brasileira. Para a parlamentar gaúcha, o agravamento da dívida grega e suas causas devem servir como alerta para o Brasil.

Ana Amélia lembrou que a Grécia passou a última década gastando “mais do que podia”, contraindo empréstimos e alterando as contas públicas para que elas apresentassem resultados mais favoráveis. Na opinião da senadora, o Brasil vive dificuldade semelhante em matéria de gestão fiscal.

— O Brasil não tem adotado, na última década, práticas de gestão muito diferentes das da Grécia, mesmo considerando nossas diferenças econômicas e financeiras em relação àquele país. Mas temos que lembrar, também, que os ministros do Tribunal de Contas da União encontraram indícios de irregularidades que foram manobras para aliviar temporariamente o déficit das nossas contas públicas — afirmou a senadora.

Entre os problemas enfrentados pelo Brasil neste momento, apontou a senadora, estão o aumento da inflação e do desemprego, a queda da produtividade, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de governança com o dinheiro público e o ajuste fiscal “penoso e rigoroso”.

— Existem diferenças econômicas entre Grécia e Brasil, mas é preciso ficar claro que o descuido em relação às contas públicas tem um altíssimo preço, e quem paga é o cidadão. A Grécia está sofrendo as consequências, e o Brasil não pode seguir o mesmo caminho — enfatizou Ana Amélia.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de abr
Modernização das leis trabalhistas é tema de debate promovido pelas federações das indústrias dos estados do Sul
No painel que debateu a modernização das leis trabalhistas, no 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, nesta segunda-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o fim da contribuição sindical obrigatória para empresários e…

30 de mar
Sindicato apresenta estudo sobre impacto da correção das tabelas do Imposto de Renda na economia
Um estudo inédito realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) revela que, dos R$ 97 bilhões arrecadados pelo…

Ana Amélia pede agilidade na liberação de recursos do Proex
Em discurso na tribuna nesta quarta-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo mais agilidade em relação às operações do Programa de Financiamento às Exportações do Governo Federal (Proex). A morosidade nos processos tem prejudicado exportadores brasileiros, disse a parlamentar, lembrando…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail