Crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil, afirma senadora Ana Amélia

06/07/2015 - Economia


Parlamentar gaúcha destacou que país europeu passou a última década gastando “mais do que podia”

Para senadora Ana Amélia, crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil

Na sessão do Senado desta segunda-feira (6), a senadora Ana Amélia (PP-RS) traçou um paralelo entre a Grécia, que enfrenta severa crise econômica, e a situação brasileira. Para a parlamentar gaúcha, o agravamento da dívida grega e suas causas devem servir como alerta para o Brasil.

Ana Amélia lembrou que a Grécia passou a última década gastando “mais do que podia”, contraindo empréstimos e alterando as contas públicas para que elas apresentassem resultados mais favoráveis. Na opinião da senadora, o Brasil vive dificuldade semelhante em matéria de gestão fiscal.

— O Brasil não tem adotado, na última década, práticas de gestão muito diferentes das da Grécia, mesmo considerando nossas diferenças econômicas e financeiras em relação àquele país. Mas temos que lembrar, também, que os ministros do Tribunal de Contas da União encontraram indícios de irregularidades que foram manobras para aliviar temporariamente o déficit das nossas contas públicas — afirmou a senadora.

Entre os problemas enfrentados pelo Brasil neste momento, apontou a senadora, estão o aumento da inflação e do desemprego, a queda da produtividade, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de governança com o dinheiro público e o ajuste fiscal “penoso e rigoroso”.

— Existem diferenças econômicas entre Grécia e Brasil, mas é preciso ficar claro que o descuido em relação às contas públicas tem um altíssimo preço, e quem paga é o cidadão. A Grécia está sofrendo as consequências, e o Brasil não pode seguir o mesmo caminho — enfatizou Ana Amélia.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

23 de mai
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FGTS, alertou a senadora Ana Amélia (PP-RS)…

Governo vai analisar impactos da desoneração da folha no setor coureiro-calçadista
Em audiência, nesta terça-feira (23), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, solicitou ao presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, estudo sobre o impacto da desoneração da folha de pagamento no setor coureiro-calçadista. A…

19 de mai
Lei de recuperação fiscal dos estados é sancionada sem vetos
Foi sancionada nesta sexta-feira (19),  projeto que institui o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. O texto, uma reivindicação dos governadores, concede, na prática, uma moratória aos estados superendividados em troca de contrapartidas. A senadora Ana Amélia foi a…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail