CRA conclui que pesquisas aumentaram a competitividade da agropecuária

05/12/2017 - Agricultura


Relatório foi elaborado pela senadora Ana Amélia após audiências públicas

CRA conclui que pesquisas aumentaram a competitividade da agropecuária

O investimento em pesquisa e inovação foi um dos principais fatores responsáveis pelos ganhos de produtividade alcançados pela agropecuária nacional nas últimas décadas, segundo avaliação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A comissão analisou este ano a política pública de pesquisa agropecuária, em cumprimento à resolução do Senado que estabelece a avaliação anual de políticas públicas pelas comissões temáticas. O relatório da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) sobre o tema foi aprovado nesta terça-feira (5).

— Tradicionalmente, recursos públicos foram imprescindíveis para o desenvolvimento desse processo no âmbito da academia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] e das demais instituições que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária [SNPA] — avaliou.

O relatório, elaborado a partir de quatro audiências públicas realizadas no segundo semestre pela CRA, destaca, contudo, a necessidade de reestruturação sistema de pesquisa brasileiro visando eliminar a elevada burocracia e renovar o marco legal desatualizado.

Para a modernização do sistema, a parlamentar gaúcha recomenda, entre outras providências, a criação de mecanismos eficientes de financiamento como, por exemplo, parcerias público-privadas; a criação do um Centro para o Desenvolvimento da Inovação Agropecuária, que atuaria como órgão independente e tendo o papel de coordenação; e a inversão da lógica predominantemente hierárquica e vertical do SNPA para uma lógica predominantemente horizontal e colaborativa.

O relatório propõe ainda a apresentação de requerimentos de audiências públicas para convite ao presidente da Embrapa e demais instituições ouvidas pela CRA ao longo da avaliação a fim de debater, no próximo ano, o teor das sugestões do colegiado.

Outros encaminhamentos sugerem a criação de um grupo de trabalho para a reformulação do sistema de pesquisa agropecuária no Brasil e a continuidade do acompanhamento da política pública de pesquisa agropecuária.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail