A construção de uma ponte internacional para ligar o Brasil à Argentina, na divisa entre Itaqui-Alvear, Porto Xavier-San Javier ou Porto Mauá-Alba Posse, foi tratada pela bancada federal gaúcha em reunião no Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira (16). A reivindicação ocorre há mais de 20 anos e a alternativa é que uma das três pontes, pelo menos, seja construída.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou da reunião com o ministro Antônio Carlos Rodrigues, com o diretor geral do DNIT, Walter Casimiro, a diretora do Departamento da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Eugênia Barthelmess, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças dos movimentos que pedem a construção das pontes.
No encontro, foi reforçada a necessidade de que pelo menos uma ponte seja construída. A obra é considerada importante para a economia das regiões de fronteira com a Argentina. Setores como comércio, prestação de serviços e escoamento da produção aguardam a obra. Já há estudos de viabilidade em andamento, porém a crise econômica atravessada pelo País é um dos empecilhos para a execução.
No encontro, ficou acertado que será agendada para as próximas semanas uma reunião entre representantes dos governos brasileiro e argentino para avaliar a construção da ponte e discutir alternativas. Um acordo entre os dois países é fundamental para dar continuidade ao debate sobre o tema. O encontro deverá ocorrer em Foz do Iguaçu.
Estiveram presentes na reunião, entre outros, o senador Lasier Martins (PDT), os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP), Jerônimo Goergen (PP), Giovani Cherini (PDT), Bohn Gass (PT), Marcon (PT), Afonso Motta (PDT) e Carlos Gomes (PRB), os deputados estaduais Frederico Antunes (PP), Gimar Sossela (PDT), Vilmar Zanchin (PMDB), Ronaldo Santini (PTB), os prefeitos de Três de Maio, Olivio José Casali, de Tucunduva, Paulo Roberto Schwerz e Almirante Tamandaré do Sul, Valdeci Gomes da Silva.
BR 470
A senadora Ana Amélia e o deputado Ronaldo Santini também conversaram com o secretário de Fomento para Ações de Transportes, Dino Antunes, sobre a situação da BR 470. Segundo ele, o Rio Grande do Sul confirmou que está sendo incluída a BR-470 no programa de concessões que está em elaboração pelo governo federal.
A proposta é de que a BR-470 seja concedida à iniciativa privada entre São Jerônimo, na Região Carbonífera, e a divisa com Santa Catarina. O trecho engloba quase todo o traçado gaúcho da rodovia.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.287
seguidores
22.621
seguidores