Congresso realiza sessão alusiva à campanha "Novembro Azul" de prevenção ao câncer de próstata

05/11/2015 - Saúde


Movimento ocorre pelo terceiro ano consecutivo no Congresso, por iniciativa da senadora Ana Amélia

Congresso realiza sessão alusiva à campanha

O prédio do Congresso Nacional está iluminado de azul durante este mês em prol da prevenção do câncer de próstata. O chamado "Novembro Azul" acontece há 12 anos. Ao longo do mês, vários monumentos e locais públicos de grande visibilidade, em todo o País, ganham a iluminação especial da campanha. No Congresso, em Brasília, em alusão à campanha, será realizada sessão especial na segunda-feira (9), às 11h, por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS) e do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador da campanha nacional de combate ao câncer de próstata.

A senadora Ana Amélia, que pelo terceiro ano consecutivo promove a campanha no Congresso, lembra que entre os casos de câncer, o de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele. O Instituto Nacional do Câncer estima que, neste ano, cerca de 70 mil novos casos da doença serão registrados. O dado positivo é que a detecção desse tipo de câncer em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

— Os homens têm mais cuidados com a manutenção do carro do que com a própria saúde. Essa cultura precisa ser modificada — disse a senadora Ana Amélia.

Já o coordenador da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, deputado Dr. Jorge Silva, reforça que o foco da campanha é a prevenção.

—Temos discutido, com o Departamento de Saúde Masculina do Ministério da Saúde, a criação de condições para que a população masculina possa ter um maior acesso (aos exames). Uma das ideias é criar ambulatórios fora do horário normal, à noite; criar centros regionais de especialização; e formar uma rede de atenção à saúde masculina — acrescentou o parlamentar.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de jul
Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos
No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que…

11 de jul
Senado aprova projeto que cria a Política Nacional para Doenças Raras
Pessoas com doenças raras podem ter garantida em lei uma política de atenção do governo. Foi aprovado no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), projeto que institui a Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Como…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail