Congresso faz homenagem ao centenário do Dia das Mães

08/05/2018 - Geral


Ana Amélia lembrou que ainda há obstáculos para as mulheres alcançarem o protagonismo na política

Congresso faz homenagem ao centenário do Dia das Mães

O Congresso Nacional realizou sessão solene nesta, terça-feira (08), em comemoração aos 100 anos do Dia das Mães no Brasil. A iniciativa foi da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) foi homenageada com uma placa em razão de ter implantado a data no Brasil.

Ana Amélia destacou que o Dia das Mães foi trazida ao país pelo então secretário-geral da ACM-RS, França Long. A primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

A parlamentar gaúcha lembrou que as mulheres conquistaram espaço na sociedade e hoje ocupam cargos relevantes no STJ, STF e PGR, porém ainda há muitos obstáculos ao protagonismo feminino na política, pois a carreira não é uma atividade planejada.

— Parabéns a todas as mães brasileiras, donas de casa, trabalhadoras, prefeitas, deputadas e senadoras. Obrigada a todos os acemistas por manterem viva a celebração do dia das mães. É preciso reconhecer a iniciativa da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul de introduzir o dia das mães no Brasil.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o Brasil ganhou 1,1 milhão de famílias compostas por mães solteiras nos últimos dez anos.  Em 2005, o país tinha 10,5 milhões de famílias de mulheres sem cônjuge e com filhos, morando ou não com outros parentes. Já os dados de 2015, os mais recentes do instituto, registram 11,6 milhões de mães solteiras.

Congresso faz homenagem ao centenário do Dia das Mães


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail