O Congresso Nacional realizou sessão solene nesta, terça-feira (08), em comemoração aos 100 anos do Dia das Mães no Brasil. A iniciativa foi da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) foi homenageada com uma placa em razão de ter implantado a data no Brasil.
Ana Amélia destacou que o Dia das Mães foi trazida ao país pelo então secretário-geral da ACM-RS, França Long. A primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.
A parlamentar gaúcha lembrou que as mulheres conquistaram espaço na sociedade e hoje ocupam cargos relevantes no STJ, STF e PGR, porém ainda há muitos obstáculos ao protagonismo feminino na política, pois a carreira não é uma atividade planejada.
— Parabéns a todas as mães brasileiras, donas de casa, trabalhadoras, prefeitas, deputadas e senadoras. Obrigada a todos os acemistas por manterem viva a celebração do dia das mães. É preciso reconhecer a iniciativa da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul de introduzir o dia das mães no Brasil.
Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o Brasil ganhou 1,1 milhão de famílias compostas por mães solteiras nos últimos dez anos. Em 2005, o país tinha 10,5 milhões de famílias de mulheres sem cônjuge e com filhos, morando ou não com outros parentes. Já os dados de 2015, os mais recentes do instituto, registram 11,6 milhões de mães solteiras.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
370.196
seguidores
22.621
seguidores