Congresso aprova projeto que libera recursos para o Fies

18/10/2016 - Educação


Senadora Ana Amélia vinha cobrando insistentemente a aprovação da matéria

Congresso aprova projeto que libera recursos para o Fies

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira o projeto (PLN 8/2016) que libera crédito de R$ 702,5 milhões do Orçamento da União para as universidades comunitárias referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O pagamento do Fies às instituições de ensino superior está atrasado e há quase 2 milhões de alunos em situação irregular, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Destes, 50 mil no Rio Grande do Sul. 

A senadora Ana Amélia (PP-RS), que cobrou insistentemente essa aprovação nas últimas semanas, celebrou a aprovação da matéria e destacou que a medida era inadiável diante da crise enfrentada pelas universidades.

O PLN 8/2016 também destina R$ 400,9 milhões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é um instrumento de avaliação e seleção para o ingresso na educação de nível superior. Neste ano, as provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. O projeto seguiu para a sanção presidencial.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

01/12/2017
Projeto que cria fundos patrimoniais é destaque no Encontro Nacional das Fundações de Apoio do Confies
Foi realizado entre quarta (29)  e sexta-feira (1º), em Maceió, o 35º Encontro Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (

08/11/2017
MEC garante recursos para parque tecnológico em Bagé
O ministro da Educação, deputado Mendonça Filho, garantiu recursos para implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé. O anuncio ocorreu em reunião com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), o deputado Afonso Hamm (Progressistas-RS) e os reitores…

MP da reforma do Fies é aprovada no Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.Entre as principais mudanças,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail