Congresso aprova projeto que libera recursos para o Fies

18/10/2016 - Educação


Senadora Ana Amélia vinha cobrando insistentemente a aprovação da matéria

Congresso aprova projeto que libera recursos para o Fies

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira o projeto (PLN 8/2016) que libera crédito de R$ 702,5 milhões do Orçamento da União para as universidades comunitárias referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O pagamento do Fies às instituições de ensino superior está atrasado e há quase 2 milhões de alunos em situação irregular, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Destes, 50 mil no Rio Grande do Sul. 

A senadora Ana Amélia (PP-RS), que cobrou insistentemente essa aprovação nas últimas semanas, celebrou a aprovação da matéria e destacou que a medida era inadiável diante da crise enfrentada pelas universidades.

O PLN 8/2016 também destina R$ 400,9 milhões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é um instrumento de avaliação e seleção para o ingresso na educação de nível superior. Neste ano, as provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. O projeto seguiu para a sanção presidencial.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

3 de ago
Afetadas pela crise, universidades poderão contar com fundos patrimoniais
Em meio às notícias sobre o sucateamento das universidades públicas federais e estaduais – que estão sem recursos até mesmo para atividades básicas de manutenção e pagamento de contas de água, energia e internet – o Senado analisa proposta que pode ajudar a alterar…

6 de jul
Balanço positivo do Fundo Patrimonial Amigos da Poli reforça relevância desse modelo para universidades
Os resultados positivos do Fundo Patrimonial Amigos da Poli em 2016 foram apresentados pelo diretor-presidente Lucas Sancassani senadora Ana Amélia (PP-RS). O Fundo é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver o potencial dos alunos da…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail