Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores faz homenagem a lideranças que apoiam o setor

23/09/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia recebeu a comenda Café Filho e o Título Amigo do Pescador

Entidade do setor pesqueiro faz homenagem a lideranças que apoiam o setor

A Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA) e o Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe) promoveram nesta quarta-feira (23) a solenidade para entrega da Comenda Café Filho e o Título de Amigo do Pescador. A senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), esteve entre os homenageados.

A placa de reconhecimento foi entregue à senadora Ana Amélia pela presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Piauí, Raimunda Souza. Na segunda edição, o Título de Amigo do Pescador é uma homenagem a pessoas que apoiam e contribuem com o desenvolvimento da pesca no Brasil. Já a Comenda Café Filho faz referência ao ex-presidente da República potiguar, considerado defensor das colônias de pescadores, e que começou sua carreira política em Natal (RN), em um bairro que abrigava comunidades pesqueiras.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da CNPA, Abraão Lincoln, que agradeceu o empenho dos parlamentares e lideranças agraciados e falou da importância do setor para a economia nacional. Entre outras autoridades, foram homenageados o ex-ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Paulo Rocha (PT-PA), e Fátima Bezerra (PT-RN). O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, também compareceu e recebeu a homenagem

Pescado

O Brasil é banhado por uma costa marítima de 8,5 mil quilômetros, possui 12% de toda a água doce do planeta, e ainda 8,2 bilhões de metros cúbicos de água distribuídos em rios, lagos, açudes e represas. Com condições ambientais e climáticas favoráveis e tanta riqueza natural tem potencial para se tornar um dos maiores produtores de pescado no mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o pescado é a proteína animal mais saudável e consumida no mundo. Os brasileiros ultrapassaram o consumo mínimo de pescado recomendado pela OMS que é de 12 quilos por habitante ao ano. No Brasil, o consumo chega a 14,50 quilos por habitante/ano de acordo com o levantamento feito em 2013.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail