Comitiva gaúcha solicita ao Ministério da Integração a manutenção dos projetos de barragens no Estado

13/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou de reunião com o ministro Gilberto Occhi nesta quinta-feira

Comitiva gaúcha solicita ao Ministério da Integração a manutenção dos projetos de barragens no Estado


O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) deputados e o prefeito de São Sepé, Leonardo Gazzoni Girardello, estiveram reunidos nesta quarta-feira (13) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O pedido foi pela manutenção dos projetos das barragens de São Sepé, Jaguari e Taquarembó, na metade sul do Estado.

O ministro afirmou que as obras são importantes dentro do planejamento do governo federal, mas ressaltou que é preciso verificar a dimensão dos cortes nos investimentos da pasta, em razão do contingenciamento anunciado pela União. A comitiva gaúcha enfatizou a importância das obras para garantir água à população da metade sul gaúcha. O prefeito de São Sepé entregou uma reprodução de jornal da década de 50, que já abordava a importância da construção de uma barragem para a cidade.

Taquarembó – A barragem que tem como função criar um reservatório de acumulação de água para usos múltiplos está sendo executada no arroio Taquarembó, localizado entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na Região da Campanha. Após a conclusão, os volumes armazenados irão elevar o abastecimento humano da cidade de Dom Pedrito, com a possibilidade de irrigar 16 mil hectares das várzeas do arroio Taquarembó, com um potencial futuro de 38 mil hectares irrigados. A obra também garantirá vazão remanescente para o atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região – os programas ambientais também estão previstos.

Jaguari – A obra da barragem irá irrigar uma área de 17 mil hectares, beneficiando São Gabriel, Lavras do Sul e Rosário do Sul, com destaque para contribuição indireta na solução dos problemas de abastecimento de água da cidade de Rosário do Sul, além de manter a balneabilidade da praia de Areias Brancas e o controle das cheias no município. Também será possível a garantia de vazão remanescente para atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região.

São Sepé - A barragem tem como principal objetivo a superação dos déficits hídricos, beneficiando as lavouras constituídas principalmente pela cultura do arroz e propiciando o aumento da área irrigada, com a ampliação de opções de cultivo. A barragem visa, ainda, promover o suprimento do sistema de abastecimento de água da zona urbana dos municípios de São Sepé e Formigueiro, reduzir os efeitos danosos das cheias e favorecer as condições de manutenção da vida aquática nos cursos d’água.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

24 de mai
Farsul celebra seus 90 anos com novo prédio
Em comemoração aos 90 anos de atividades, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) inaugurou o novo prédio localizado no bairro Cidade Baixa, na praça Saint Pastous, em Porto Alegre. Com a conclusão da obra, a nova sede administrativa da…

16 de mai
Pesquisa sobre o trabalho dos auditores fiscais agropecuários será tema de audiência no Senado
Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas irá detalhar como funciona o trabalho dos fiscais agropecuários federais e quais os impactos dessa atividade no agronegócio nacional. Os detalhes desse estudo, encomendado pelo Sindicato Nacional dos…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail