Comitiva gaúcha solicita ao Ministério da Integração a manutenção dos projetos de barragens no Estado

13/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou de reunião com o ministro Gilberto Occhi nesta quinta-feira

Comitiva gaúcha solicita ao Ministério da Integração a manutenção dos projetos de barragens no Estado


O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) deputados e o prefeito de São Sepé, Leonardo Gazzoni Girardello, estiveram reunidos nesta quarta-feira (13) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O pedido foi pela manutenção dos projetos das barragens de São Sepé, Jaguari e Taquarembó, na metade sul do Estado.

O ministro afirmou que as obras são importantes dentro do planejamento do governo federal, mas ressaltou que é preciso verificar a dimensão dos cortes nos investimentos da pasta, em razão do contingenciamento anunciado pela União. A comitiva gaúcha enfatizou a importância das obras para garantir água à população da metade sul gaúcha. O prefeito de São Sepé entregou uma reprodução de jornal da década de 50, que já abordava a importância da construção de uma barragem para a cidade.

Taquarembó – A barragem que tem como função criar um reservatório de acumulação de água para usos múltiplos está sendo executada no arroio Taquarembó, localizado entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na Região da Campanha. Após a conclusão, os volumes armazenados irão elevar o abastecimento humano da cidade de Dom Pedrito, com a possibilidade de irrigar 16 mil hectares das várzeas do arroio Taquarembó, com um potencial futuro de 38 mil hectares irrigados. A obra também garantirá vazão remanescente para o atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região – os programas ambientais também estão previstos.

Jaguari – A obra da barragem irá irrigar uma área de 17 mil hectares, beneficiando São Gabriel, Lavras do Sul e Rosário do Sul, com destaque para contribuição indireta na solução dos problemas de abastecimento de água da cidade de Rosário do Sul, além de manter a balneabilidade da praia de Areias Brancas e o controle das cheias no município. Também será possível a garantia de vazão remanescente para atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região.

São Sepé - A barragem tem como principal objetivo a superação dos déficits hídricos, beneficiando as lavouras constituídas principalmente pela cultura do arroz e propiciando o aumento da área irrigada, com a ampliação de opções de cultivo. A barragem visa, ainda, promover o suprimento do sistema de abastecimento de água da zona urbana dos municípios de São Sepé e Formigueiro, reduzir os efeitos danosos das cheias e favorecer as condições de manutenção da vida aquática nos cursos d’água.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail