Comissão do Senado aprova voto de solidariedade às famílias de crianças da Tailândia presas em gruta

05/07/2018 - Relações Exteriores


Manifestação de Ana Amélia e senadores será encaminhada à Embaixada Tailandesa no Brasil

Comissão do Senado aprova voto de solidariedade às famílias de crianças da Tailândia presas em gruta

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5), com o apoio dos senadores integrantes da comissão, requerimento da Senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) de voto de solidariedade às 12 crianças que integram um time de futebol e o seu treinador, presos no interior da caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte . Eles haviam desaparecido em 23 de junho, após entrarem na caverna para se abrigarem do mau tempo. A manifestação institucional do Senado Federal deve ser enviada à Embaixada da Tailândia no Brasil e, consequentemente, ao governo da Tailândia. Segundo informações da Agência France-Presse, o ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paojinda, disse que o resgate dos meninos e de seu técnico de futebol pode ser realizada nos próximos dias devido às chuvas esperadas para a região esta semana. A declaração contraria a afirmação feita por outras autoridades tailandesas mais cedo de que o resgate poderia levar meses. 

— Conseguiram, com o apoio internacional de vários países – da Austrália, de Israel, da Itália e de outros, dar os primeiros socorros a essas crianças que estão vivas lá dentro da caverna, mas é uma operação muito difícil, muito complicada, que requer também das crianças — lamentou a Senadora Ana Amélia. 

A parlamentar lembrou o caso dos 33 mineiros que ficaram soterrados no deserto do Atacama, no Chile, em 2010. 

— Eram adultos, mas agora são crianças.  Os equipamentos israelenses que foram fornecidos permitem que as crianças tenham comunicação com as famílias, o que já é um grande alívio neste processo, porque a profundidade da caverna e as circunstâncias em que eles estão também impediriam o contato visual ou por telefonia celular móvel para fazer transmissões de imagens lá de dentro. E isso foi possível. O mundo todo viu e acompanha com tensão — completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

20/12/2018
No Itamaraty, Ana Amélia recebe a Ordem do Rio Branco
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas-RS) recebeu nesta quinta-feira (20) a Ordem do Rio Branco, no Palácio Itamaraty. A deferência é dada a brasileiros e estrangeiros que trabalham em defesa do Brasil. A entrega foi feita pelo ministro das…

12/12/2018
Comissão aprova projeto sobre cumprimento de sanções da ONU
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) comemorou, nesta quarta-feira (12), a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), do Projeto de Lei do Senado 181/2018, de autoria dela. O projeto alinha a legislação brasileira de combate ao terrorismo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail