A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5), com o apoio dos senadores integrantes da comissão, requerimento da Senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) de voto de solidariedade às 12 crianças que integram um time de futebol e o seu treinador, presos no interior da caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte . Eles haviam desaparecido em 23 de junho, após entrarem na caverna para se abrigarem do mau tempo. A manifestação institucional do Senado Federal deve ser enviada à Embaixada da Tailândia no Brasil e, consequentemente, ao governo da Tailândia. Segundo informações da Agência France-Presse, o ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paojinda, disse que o resgate dos meninos e de seu técnico de futebol pode ser realizada nos próximos dias devido às chuvas esperadas para a região esta semana. A declaração contraria a afirmação feita por outras autoridades tailandesas mais cedo de que o resgate poderia levar meses.
— Conseguiram, com o apoio internacional de vários países – da Austrália, de Israel, da Itália e de outros, dar os primeiros socorros a essas crianças que estão vivas lá dentro da caverna, mas é uma operação muito difícil, muito complicada, que requer também das crianças — lamentou a Senadora Ana Amélia.
A parlamentar lembrou o caso dos 33 mineiros que ficaram soterrados no deserto do Atacama, no Chile, em 2010.
— Eram adultos, mas agora são crianças. Os equipamentos israelenses que foram fornecidos permitem que as crianças tenham comunicação com as famílias, o que já é um grande alívio neste processo, porque a profundidade da caverna e as circunstâncias em que eles estão também impediriam o contato visual ou por telefonia celular móvel para fazer transmissões de imagens lá de dentro. E isso foi possível. O mundo todo viu e acompanha com tensão — completou.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.654
seguidores
22.621
seguidores