Comissão de Relações Exteriores aprova embaixador para Emirados Árabes

27 de abr - Relações Exteriores


Fernando Lemos Igreja afirmou que atrair mais investimentos árabes para a economia brasileira será uma de suas prioridades

Comissão de Relações Exteriores aprova embaixador para Emirados Árabes

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (27), a indicação do diplomata Fernando Lemos Igreja para a chefia da representação brasileira em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU). A Mensagem (MSF 11/2017), relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), segue para o Plenário.

Durante a sabatina, Igreja afirmou que sua prioridade, caso a indicação venha a ser confirmada em Plenário, será o fechamento de acordos visando atrair mais investimentos árabes para a economia brasileira e o incremento das exportações de produtos brasileiros.

— Eles têm um fundo soberano que já acumula U$ 1 trilhão e, desse montante, apenas U$ 500 milhões estão investidos por aqui. É muito pouco — admitiu.

Igreja explicou que o destravamento dos investimentos passam pela formalização de dois acordos negociados entre Brasil e EAU. Já está agendada para a segunda semana de maio reuniões entre negociadores do país árabe com a Receita Federal brasileira, objetivando um acordo contra a bitributação, considerado prioritário para as autoridades daquele país. Segundo o diplomata, o acordo é considerado condicional para que seja assinado um segundo, voltado à proteção de investimentos.

Ana Amélia manifestou apoio ao fortalecimento dos laços entre as duas nações. A parlamentar gaúcha pediu a Igreja atenção a dois segmentos: calçados e carnes.

— Os Emirados Árabes importam não só carnes, mas também miúdos de frango em grande escala. É um setor que está muito ligado à Região Sul. Outro ponto que chamo atenção são os grupos representados pela Abicalçados. A entidade do setor calçadista, já esteve presente em algumas feiras em Dubai para negociar exportações de calçados, setor no qual estamos muito bem preparados, como é o caso do Rio Grande do Sul — disse.

Durante exposição aos senadores da CRE, Igreja admitiu que o modelo político dos Emirados Árabes Unidos é único no mundo, fruto de um acordo entre sete emirados, firmado em 1971 após o fim do domínio britânico sobre a região. Destacou, no entanto, o papel estabilizador que os dirigentes da nação buscam cumprir em todo o Oriente Médio desde então.

Sobre as condições de trabalho dos imigrantes, que formam 85% da população, o diplomata ressaltou que é um ponto relevante nas relações dos EAU com outros países asiáticos, por isso disse crer em evoluções na situação desses trabalhadores. Cerca de 9 mil brasileiros vivem nos EAU. Ele observou também que mudanças estruturais no modelo, como a permissão de existência de partidos políticos, ainda é algo "fora de cogitação".

Chile

Também foi aprovada a indicação do diplomata Carlos Sergio Duarte para a chefia da representação brasileira em Santiago. Durante a sabatina Duarte manifestou sua convicção de que a ratificação do acordo possibilitará um aprofundamento das trocas comerciais entre os dois países. Chamou a atenção para a relevância que o Brasil possui no estoque de investimentos externos chilenos, já ultrapassando U$ 27 bilhões, cerca de 25% do capital exportado por aquele país.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

15 de dez
Ana Amélia cumpre missão oficial a convite do governo japonês
Uma comitiva de sete parlamentares brasileiros visitou o Japão, de 9 a 16 de dezembro, com o intuito de aprofundar as relações com o país asiático e estabelecer um intercâmbio de informações com o alto escalão do governo japonês. A senadora Ana Amélia…

29 de nov
Brasil e Argentina defendem 'harmonia' para barreiras comerciais
As agências de vigilância sanitária do Brasil e da Argentina devem revisar de forma conjunta e harmônica as barreiras não tarifárias que dificultam o comércio entre os dois países. A opinião é de senadores, deputados e especialistas que participaram nesta quarta-feira…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail