Comissão de Agricultura do Senado vai debater "segurança no campo" em audiência na Fenasoja, em Santa Rosa

17 de abr - Agricultura


Reunião no dia 27 de abril ocorrerá por iniciativa da senadora Ana Amélia

Comissão de Agricultura do Senado promove audiência na Fenasoja, em Santa Rosa

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado estará na Fenasoja, em Santa Rosa, no dia 27 de abril, para debater o tema “Segurança no campo: desafios para a produção”. O objetivo da reunião será apontar medidas para combater a criminalidade e proteger as famílias que vivem e trabalham no campo. A iniciativa é da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) e terá o apoio da Frente Parlamentar contra Crimes Agropecuário da Assembleia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas).

Ana Amélia explica que a intenção é reunir autoridades da segurança pública e produtores para debater ações de combate à criminalidade na área rural, pois considera que “proteger as famílias que vivem e trabalham no campo é forma de contribuir para a produção sustentável de alimentos e riquezas ao país”. Segundo dados da Frente Parlamentar, as ações criminosas no campo no Estado entre 2015 e 2016, como abigeatos, furtos de defensivos e furtos nas propriedades rurais causaram prejuízos de R$ 70 milhões. Diante disso, uma força-tarefa foi criada e resultou na criação de delegacias especializadas, sendo que a primeira delas foi inaugurada neste mês, em Bagé.

Além da senadora Ana Amélia e do deputado Sérgio Turra, foram convidados a debater o tema representantes do Ministério da Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, do Comando-Geral da Brigada Militar, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o secretário-executivo e coordenador do monitor da violência da CNA, André Sanches, o presidente do Sindicato Rural de Santa Rosa, Denir Frosi, o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, o presidente da Fenasoja, Alexandre Rodrigo Maronez, representante do Grupo Armas pela Vida, delegados da Polícia Civil e comandantes da Brigada Militar.

Todos os produtores e visitantes da feira estão convidados para acompanhar o debate. Após a manifestação dos debatedores, deverá ser aberto espaço para manifestações do público. A reunião será às 14h, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Fenasoja 2018

A 22ª edição da Fenasoja acontecerá no período de 27 de abril a 06 de maio. Maior feira multissetorial do RS, a Fenasoja é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança fomentando negócios, pesquisa e inovação. A feira é também uma importante porta de entrada para empresas que querem trazer seus empreendimentos e produtos para o noroeste do estado.

A última edição reuniu quase 240 mil visitantes e registrou mais de R$ 75 milhões em volume de negócios. Essa será a segunda vez que o evento sedia audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, mais uma vez por iniciativa da senadora Ana Amélia.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de dez
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

5 de dez
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail