Comissão de Agricultura do Senado vai debater "segurança no campo" em audiência na Fenasoja, em Santa Rosa

17 de abr - Agricultura


Reunião no dia 27 de abril ocorrerá por iniciativa da senadora Ana Amélia

Comissão de Agricultura do Senado promove audiência na Fenasoja, em Santa Rosa

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado estará na Fenasoja, em Santa Rosa, no dia 27 de abril, para debater o tema “Segurança no campo: desafios para a produção”. O objetivo da reunião será apontar medidas para combater a criminalidade e proteger as famílias que vivem e trabalham no campo. A iniciativa é da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) e terá o apoio da Frente Parlamentar contra Crimes Agropecuário da Assembleia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas).

Ana Amélia explica que a intenção é reunir autoridades da segurança pública e produtores para debater ações de combate à criminalidade na área rural, pois considera que “proteger as famílias que vivem e trabalham no campo é forma de contribuir para a produção sustentável de alimentos e riquezas ao país”. Segundo dados da Frente Parlamentar, as ações criminosas no campo no Estado entre 2015 e 2016, como abigeatos, furtos de defensivos e furtos nas propriedades rurais causaram prejuízos de R$ 70 milhões. Diante disso, uma força-tarefa foi criada e resultou na criação de delegacias especializadas, sendo que a primeira delas foi inaugurada neste mês, em Bagé.

Além da senadora Ana Amélia e do deputado Sérgio Turra, foram convidados a debater o tema representantes do Ministério da Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, do Comando-Geral da Brigada Militar, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o secretário-executivo e coordenador do monitor da violência da CNA, André Sanches, o presidente do Sindicato Rural de Santa Rosa, Denir Frosi, o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, o presidente da Fenasoja, Alexandre Rodrigo Maronez, representante do Grupo Armas pela Vida, delegados da Polícia Civil e comandantes da Brigada Militar.

Todos os produtores e visitantes da feira estão convidados para acompanhar o debate. Após a manifestação dos debatedores, deverá ser aberto espaço para manifestações do público. A reunião será às 14h, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Fenasoja 2018

A 22ª edição da Fenasoja acontecerá no período de 27 de abril a 06 de maio. Maior feira multissetorial do RS, a Fenasoja é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança fomentando negócios, pesquisa e inovação. A feira é também uma importante porta de entrada para empresas que querem trazer seus empreendimentos e produtos para o noroeste do estado.

A última edição reuniu quase 240 mil visitantes e registrou mais de R$ 75 milhões em volume de negócios. Essa será a segunda vez que o evento sedia audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, mais uma vez por iniciativa da senadora Ana Amélia.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de mai
Ana Amélia visita maior cooperativa vinícola do País
Em visita à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, nesta sexta-feira (18), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) conversou com o presidente do Conselho Administrativo, Itacir Pozza, sobre demandas do setor, entre elas a substituição tributária, concorrência desleal e programas de financiamento, especialmente para a agricultura familiar.A…

17 de mai
Entidades apresentam ao governo demandas da agricultura familiar
O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, reuniram-se, nesta quinta-feira (17), com o ministro-chefe da Casa Civil,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail