As inovações no Agro, os processos a
serem desburocratizados no campo e alternativas para garantir aumento da
produtividade, renda, competitividade e sustentabilidade são temas a serem debatidos em
audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado na Expodireto/Cotrijal,
em Não-Me-Toque. A reunião será no último dia da feira, em 9 de março, a partir
das 14h, com transmissão ao vivo da TV Senado.
Será o sétimo ano consecutivo em que a comissão promoverá audiência na capital nacional da agricultura de precisão, sempre por iniciativa da senadora gaúcha. No ano passado, quando foi debatida a aposentadoria rural, cerca de 3 mil produtores participaram, número recorde de público em audiências na história do evento (fotos abaixo).
Os avanços da tecnologia nos últimos anos contribuíram para o aumento da produtividade, porém os gargalos de infraestrutura, a elevada carga tributária e o aumento dos custos de produção tiram competitividade dos produtores. Diante desse cenário, a intenção é analisar o acesso do produtor às inovações, identificar as áreas que ainda carecem de modernizações para impactar positivamente na atividade e debater alternativas para garantir mais renda e sustentabilidade no setor.
Estão sendo convidados para o debate o vice-presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (CNA /FARSUL),Elmar Konrad; o coordenador de Empreendedorismo na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Silon Júnior Procath da Silva; o gerente de Inovação e Sustentabilidade, da Associação Nacional da Defesa Vegetal da (ANDEF); o gerente de Inovação e Sustentabilidade, da Associação Nacional da Defesa Vegetal da (ANDEF), Roberto Sant’Anna Junior, o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei César Mânica; o chefe-geral Interino da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (EMBRAPA TRIGO/RS), Osvaldo Vasconcellos Vieira, o diretor da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (APROSOJA - RS) e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG), Carlos Joel da Silva.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
360.447
seguidores
22.621
seguidores