Comissão de Agricultura aprova nova política para produção e estocagem de alimentação

01/10/2015 - Agricultura


Presidida pela senadora Ana Amélia, CRA realizou sessão deliberativa nesta quinta-feira

Comissão de Agricultura aprova nova política para produção e estocagem de alimentação

Projeto que institui a Política Nacional de Abastecimento (PNA) foi aprovado nesta quinta-feira (1º) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS). A matéria segue agora para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o projeto (PLS 51/2008) estabelece como objetivo da Política Nacional de Abastecimento assegurar a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável. A proposta visa ainda estimular a formação de estoques reguladores, garantir preços mínimos aos produtores rurais e condições de armazenagem e conservação dos produtos agropecuários. Também busca assegurar a alimentação das famílias carentes e incentivar o consumo de alimentos saudáveis pela população.

Entre as ações a serem promovidas pela PNA, estão estímulos ao associativismo, ao cooperativismo e ao fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com o texto, estará sob responsabilidade do Poder Público capacitar pessoal para controle de estoques; prover sistema de informação de preços e produtos armazenados; estimular a preservação de mananciais; desenvolver tecnologias para reduzir a degradação de ecossistemas; e incentivar o consumo de produtos regionais.

Para a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), relatora da matéria na CRA, a nova política permitirá a ampliação da estrutura de armazenamento no país e a adoção de medidas necessárias à segurança alimentar e ao abastecimento de água potável e medicamentos, especialmente em situações emergenciais, como em casos de enchentes ou secas prolongadas.

Atraso em linha de transmissão de energia no Nordeste

Durante a sessão desta quinta-feira da CRA, também foi aprovado o requerimento de informação ao Ministério de Minas e Energia sobre atrasos em obras de ampliação do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica na Região Nordeste. O pedido foi sugerido pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e aprovado nesta quinta-feira (1º). A parlamentar foi relatora de aviso (AVS 13/2015) do Tribunal de Contas da União (TCU) que acompanha conclusão de auditoria realizada na Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf). A sugestão teve o apoio do relator ad hoc da matéria, Waldemir Moka (PMDB-MS).


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail