Comissão de Agricultura acompanhará andamento da política nacional de extensão rural

29/04/2015 - Agricultura


Presidida pela senadora Ana Amélia, CRA também aprovou realização de debate sobre o emplacamento de máquinas agrícolas

Comissão de Agricultura acompanhará andamento da política de extensão rural

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) acompanhará, em 2015, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). A decisão ocorreu na sessão desta quinta-feira (30), quando foi aprovada uma série de audiências públicas sobre o tema.

Presidente da CRA, a senadora Ana Amélia (PP-RS) enfatizou a importância da extensão rural para a disseminação de novas tecnologias no campo e ressaltou a importância da decisão da comissão de escolher a Pnater como política a ser acompanhada este ano. A parlamentar gaúcha também destacou a situação da Emater-RS, entidade que luta para garantir o caráter filantrópico e, dessa forma, manter o trabalho de extensão rural a mais de 200 mil famílias gaúchas. Em 2014, em Não-Me-Toque (RS), por iniciativa de Ana Amélia, foi realizada audiência da comissão sobre esse tema durante a Expodireto-Cotrijal.

Por sugestão do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), a CRA convidará representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Pesca e Aquicultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para analisar a situação atual e as metas para os serviços de extensão rural.

O parlamentar sugeriu ainda debate sobre a execução da Pnater nos estados e municípios, com representante do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura; da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural; da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

Também foi acolhido requerimento para realização de audiência pública sobre as medidas adotadas para a implementação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Outro requerimento aprovado foi o que propõe discutir as recomendações de auditoria realizada em 2012 pelo Tribunal de Contas da União, sobre a execução da Pnater no Plano Brasil sem Miséria, com representantes dos ministérios, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A atribuição das comissões permanentes de avaliar políticas implementadas pelo Poder Executivo está prevista na Resolução 44/2013 e visa cumprir a função fiscalizadora do Senado.

Emplacamento de máquinas agrícolas

Na sessão desta quinta-feira, também foi aprovado debate sobre o emplacamento de máquinas agrícolas. Medida Provisória que altera o Código de Trânsito Brasileiro para evitar a obrigatoriedade do emplacamento de máquinas agrícolas foi publicada no início de abril. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) é o requerente da audiência, que será realizada na próxima segunda-feira.

Desde 2013, quando foi publicada resolução que obrigaria o emplacamento de tratores e outras máquinas, vários parlamentares têm trabalhado para acabar com a regra.Na época, foi aprovado um projeto no Congresso Nacional, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), e relatado no Senado por Ana Amélia (PP-RS). Porém, a iniciativa foi vetada pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Diante disso, a pressão de senadores, deputados e lideranças do setor resultou na prorrogação da resolução, por duas vezes. A MP 673, editada no mês passado e em análise pelo Congresso, é a expectativa para acabar com a obrigatoriedade e evitar novo custo aos produtores rurais.

Tocantins

Na reunião desta quinta-feira, os senadores da CRA também aprovaram requerimento para realização de ciclos de debates em Palmas, sobre o potencial e os gargalos da aquicultura e pesca no Tocantins e sobre a agricultura de baixo carbono no estado. Os debates, propostos pelo senador Donizeti Nogueira, serão realizados em conjunto com a Comissão de Agricultura da Câmara.

Genéricos

Os parlamentares aprovaram ainda requerimento de Wellington Fagundes (PR-MT) para realização de audiência pública sobre o uso de medicamentos genéricos na agropecuária. O parlamentar sugere que sejam convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail