Nesta quarta-feira (20), a senadora Ana Amélia (PP-RS) subiu à tribuna para recordar a Revolução Farroupilha e celebrar o 20 de Setembro. Iniciada em 1835, a guerra durou dez anos. Trata-se da mais longa guerra civil brasileira.
Em seu discurso, a senadora destacou que as comemorações do 20 de Setembro fortalecem o orgulho dos gaúchos. Para ela, a Revolução Farroupilha está viva até hoje.
— A Guerra dos Farrapos, na verdade, não foi uma insurreição, mas um questionamento do centralismo que prejudicava os Estados periféricos. Hoje, com a crise federativa, com os Estados e municípios falidos, com a União quebrada, retomamos esse ideário da Revolução Farroupilha, da necessidade urgente de uma reforma do Pacto Federativo, que é aquilo de que nós precisamos para descentralizar os recursos — disse.
Nas redes sociais, a parlamentar ressaltou o orgulho das pessoas em manter as tradições gaúchas, tendo nascido no Rio Grande do Sul, sendo filho de gaúcho ou mesmo que adotaram hábitos e costumes como o chimarrão e as indumentárias típicas.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.741
seguidores
22.621
seguidores