Cientistas cobram mudança de postura do País para acabar com a burocracia na pesquisa clínica

06/08/2015 - Saúde


Em carta publicada em jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, profissionais criticam a demora que prejudica pacientes e pesquisadores

Cientistas cobram mudança de postura do País para acabar com a burocracia na pesquisa clínica

Cientistas, médicos e pesquisadores brasileiros publicaram nesta quinta-feira (6), em jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, carta aberta à presidente da República, Dilma Rousseff, expressando a preocupação com o atraso na pesquisa clínica no Brasil. A manifestação fortalece a importância da iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA), em apresentar o PLS 200/2015, que cria um marco regulatório no setor.

O projeto em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado busca agilizar o processo e  garantir novos medicamentos e terapias, melhorando o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes de doenças como câncer e Alzheimer, por exemplo. A matéria é relatada pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

A carta, assinada por 43 profissionais que lideram entidades e instituições ligadas à área, revela que o debate sobre o tema é urgente e o atraso já fez com que pacientes e a ciência brasileira perdessem oportunidades e espaço no cenário global de pesquisa. “A posição do Brasil no ranking mundial de Pesquisa Clínica é modesta, longe do que poderiam nossos cientistas e muito distante do que necessitam nossos pacientes”, diz o texto.

Os pesquisadores criticam a burocracia e ressaltam que é necessária uma mudança de postura em relação à inovação no Brasil. "Sob pena de perdermos em definitivo o espaço para a pesquisa e a inovação, apelamos à sensibilidade da Senhora Presidente da República por uma solução que estabeleça regras eficientes e modernas", cobram os cientistas.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

8 de nov
Resultados das auditorias do TCU nas políticas públicas de saúde são apresentados em audiência no Senado
Número insuficiente de leitos em hospitais, falta de equipamentos e infraestrutura inadequada são problemas que o brasileiro enfrenta diariamente na saúde pública. Mas a maior dificuldade do setor é a falta de médicos e de outros profissionais…

6 de nov
Projeto para combater fraudes no mercado de órteses e próteses é destacado na tribuna
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) comentou nesta terça-feira (7) a Operação Marcapasso, deflagrada pela Polícia Federal, que prendeu envolvidos em esquema que fraudava etiquetas de validade de materiais usados em cirurgias…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail