Cidade que terá terceira ponte sobre Rio Uruguai deve ser definida em breve

09/06/2016 - Infraestrutura


Informação foi confirmada durante sabatina de Sérgio Danese, indicado como embaixador do Brasil na Argentina

Cidade que terá terceira ponte sobre Rio Uruguai deve ser definida em breve

Durante sabatina no Senado, o indicado para ser embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, adiantou que uma reunião entre os dois países deve definir qual município receberá a terceira ponte binacional sobre o Rio Uruguai. Segundo Danese, todos os estudos necessários nos municípios interessados já foram realizados.

— Insistimos muito com o lado argentino para que essa reunião possa ser marcada o mais breve possível — disse.  

As cidades que reivindicam a ponte são Itaqui, Porto Xavier e Porto Mauá, no Rio Grande do Sul e Alvear, San Javier e Alba Posse, na Argentina. A reivindicação tem mais de 20 anos e a alternativa é que pelo menos uma das três pontes seja construída. Sérgio Danese lembrou que tão importante quanto a construção é a definição por parte dos dois países dos sistemas de controle, para que possa ser liberado o trânsito na fronteira de forma segura.

Outra demanda importante para o Rio Grande do Sul, o acordo fronteiriço, que prevê desburocratizar a entrada dos brasileiros que moram na fronteira com cidades argentinas foi lembrado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). A parlamentar trabalhou para que a matéria, que por causa da burocracia ficou vários anos no gabinete da Casa Civil da Presidência, pudesse avançar.

— Acordo bilateral não pode ficar tanto tempo ‘dormindo’ em um gabinete. A Argentina já estava emitindo carteiras para os cidadãos que moram do lado de cá, e o Brasil precisava fazer o mesmo — afirmou a senadora.

Danese disse que o conselho transfronteiriço deve reunir-se em breve e, a partir de então, começar a implementação imediata da carteira de identidade de fronteiriço, o que permitirá às pessoas que moram nessas cidades de fronteira o trânsito livre e acesso a diversos serviços e direitos na cidade vizinha. O diplomata também lembrou que a Usina de Garabi, que está sendo construída na fronteira com a argentina, depende de uma certificação ambiental para ter andamento, o que deve ser resolvido em breve.  pós a sabatina dessa quinta-feira na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a indicação de Danese como embaixador irá para aprovação do plenário do Senado. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

10 de nov
Extensão da BR 448 é debatida em audiência pública em Estância Velha
A extensão da BR-448 até RS-240 e a BR-116, que liga o trecho entre Sapucaia, Portão e Estância Velha, foi debatida em audiência pública na manhã desta sexta-feira (10). O debate, promovido pela Câmara dos Deputados, em Estância…

8 de nov
 Parlamentares buscam alternativas para duplicação da BR-290
Parlamentares gaúchos estiveram reunidos com o relator de transporte da Comissão Mista de Orçamento, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), nesta quarta-feira (08), buscando alternativas para dar continuidade a duplicação da BR 290 A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) ressaltou a importância da rodovia para a economia do Estado,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail